Na semana do Dia Estadual de Combate à Violência e a Exploração Sexual Infantil, o CyberGAECO deflagra Operação “CPD” II contra o abuso sexual infanto-juvenil em Santa Catarina. Uma pessoa foi presa em flagrante e quatro mandados de busca e apreensão foram  cumpridos em residências nos municípios de Florianópolis, São José e São Ludgero/SC na manhã desta sexta-feira (29/9).

As investigações foram iniciadas neste ano, após recebimento de informações repassadas pela Policia Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infanto-juvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF).

Em cumprimento aos Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça, foram apreendidos notebooks, memórias externas e aparelhos celulares. Todo o material passará agora por perícia, para posterior análise do CyberGAECO e remessa às Promotorias de Justiça para a apuração da responsabilidade penal dos envolvidos.

O investigado preso em flagrante foi encaminhado para o presídio da respectiva região. O nome da operação é a sigla em inglês para “Children Protection Day”, que significa “Dia de Proteção às Crianças”.

Esta é a segunda edição da operação, que neste ano, ocorre na semana do Dia Estadual de Combate à Violência e a Exploração Sexual Infantil. Com o objetivo de conscientizar a população, em Santa Catarina 24 de setembro é o “Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”, instituído através do Decreto Lei 3.644/01.

 O CyberGAECO é a unidade especializada em investigações de crimes cibernéticos, composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Penal.