Tubarão

Um curso de sistema de comando em operações é ministrado em Tubarão a profissionais de várias áreas de segurança pública da Cidade Azul, Laguna, Braço do Norte e Porto Alegre (RS). É a primeira vez que as aulas são ministradas na região. Este tipo de formação é voltado principalmente a oficiais e comandantes e era ministrado apenas em Florianópolis e demais capitais do Brasil.

As aulas ocorrem no 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão, no bairro Humaitá. As salas de aulas são ocupadas por alunos do Corpo de Bombeiros, representantes da Defesa Civil, policiais militares, civis, profissionais do Samu, do Hospital Nossa Senhora da Conceição, da Unisul, Celesc, Epagri, Ferrovia Tereza Cristina, Cidasc e oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Vinte e oito profissionais são capacitados para atuar em emergências que envolvam diversas instituições e necessitam de uma operação de comando unificado. “É focado na organização e definição dos papéis. Prepara coordenadores de resposta social após desastres naturais”, explica o tenente Rafael Fortunato Camilo, bombeiros em Tubarão.

Os especialistas poderão atuar no controle de uma região após enchentes, vendavais, grandes incêndios, emergências químicas, acidentes com múltiplas vítimas e rebeliões em presídios.