Maycon Vianna
Imaruí

Após uma denúncia anônima feita na tarde de ontem, a Polícia Ambiental de Laguna descobriu um grande desmatamento de madeira nativa na localidade do Laranjal, município de Imaruí.

Os policiais tiveram dificuldade de acesso, pois a área do desmatamento fica localizada no Parque do Tabuleiro, de preservação ambiental permanente. As 32 toras de madeira (do tipo peroba, canela e vassorão) encontravam-se em uma propriedade de aproximadamente 1,5 hectare.

As toras estão cortadas e medem entre três e quatro metros de comprimento. A polícia já fez um levantamento fotográfico do local. A madeira estava jogada ao chão e alinhada em pedaços de lenhas.
A Polícia Ambiental ainda não sabe quem é o proprietário da terra. Segundo informações preliminares dos policiais que estiveram no local, a madeira é constantemente utilizada para fazer carvão. Foram descobertos também cinco fornos para fazer a queima. Quando chegaram ao local, os policiais não avistaram ninguém no terreno.

O próximo procedimento da Polícia Ambiental será localizar o proprietário da terra para verificar se ele possui licença ambiental, o que não caracterizaria crime.

A partir de hoje, a polícia investigará quantas pessoas estão envolvidas no suposto crime ambiental.