Florianópolis

Convênios com 31 municípios de Santa Catarina para a instalação do sistema de videomonitoramento serão assinados na próxima segunda-feira, pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário da segurança pública, César Grubba.
O programa prevê a instalação de 354 câmeras em 31 cidades. Tubarão é uma delas e, assim que ficar pronta a reforma do prédio no 5º Batalhão da Polícia Militar, onde funcionará a Central regional de Emergência, serão instaladas oito câmeras na parte central e nos acessos. Mas o projeto prevê a ampliação de mais câmeras futuramente, com a participação da iniciativa privada.

A assinatura dos convênios ocorrerá no Teatro Pedro Ivo campos, a partir das 14h30min. O projeto em todas as cidades tem um investimento de R$ 5,7 milhões, recursos das secretarias de segurança pública e turismo, cultura e esporte. As cidades que receberão os equipamentos somam-se a outras 18 que já contam com o sistema. Hoje, o estado possui 550 câmeras em funcionamento. A meta é de que, até o fim do ano, tenha 1.200.

As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem o monitoramento, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, especialmente os praticados contra o patrimônio. A cidade de Capivari de Baixo receberá dez câmeras em pontos estratégicos. O convênio prevê a divisão dos recursos entre o município e o estado. Braço do Norte ganhará dez equipamentos.