Amanda Menger
Tubarão

A Polícia Militar realizará concurso público. Para Tubarão estão previstas dez vagas. Segundo o comandante interino do 5º Batalhão da PM, major Cosme Manique Barreto, o número de vagas é bom. “Para o contingente populacional da cidade, mais dez policiais está dentro do esperado. Temos atualmente 195 homens, entre cabos e soldados, na área operacional. Se compararmos com Criciúma estamos bem, lá a população é duas vezes maior, e o efetivo fica em torno de 250 policiais”, exemplifica.

A Polícia Civil também deve anunciar para os próximos dias um concurso público. “A intenção é formar 300 policiais até setembro, mais 300 para 2009 e outros 300 para 2010, se os recursos financeiros do estado permitirem”, anunciou nesta sexta-feira o secretário de estado de segurança pública Ronaldo Benedet. A quantidade de policiais civis que serão destinados para cada região ainda não está definida. “Vamos lutar para conseguir o maior número possível”, revelou o delegado regional da Polícia Civil, Renato Poeta.

Viaturas
Tubarão passou a contar, desde sexta-feira, com quatro novas viaturas: duas para a Polícia Civil e duas para a Militar. Capivari de Baixo recebeu o quinto automóvel que será destinado à civil. A entrega foi feita pelo secretário de segurança pública e do cidadão, Ronaldo Benedet, ao delegado regional Renato Poeta e ao comandante interino do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Barreto.
O estado investiu R$ 14 milhões na compra de 340 viaturas.

“Os carros têm ar-condicionado e oferecem condições de trabalho. Imagine como é difícil trabalhar com colete à prova de balas com este calor?”, questiona Benedet.
A PM tem 16 viaturas, contudo, a idade média de uso é de cinco anos. “O número de carros é bom, mas andamos cerca de 100 quilômetros por dia. É um desgaste muito grande”, explica o major Barreto.

Uma das viaturas destinadas à Polícia Civil ficará com a delegacia especial de trânsito e crimes ambientais, que será instalada em Tubarão. “O prédio da antiga delegacia da mulher está em reformas e pretendemos inaugurar em março a nova delegacia, que terá trabalhos conjuntos com a Guarda Municipal”, esclarece Poeta.
O edital do concurso público da Polícia Civil sai em breve.