Zahyra Mattar
Tubarão

É bem possível que o delegado regional em Tubarão, Renato Poeta, tenha mais um item incluído na lista de reivindicações da população quanto à segurança pública: o uso mais freqüente de cães farejadores e de guarda nas ruas mais movimentadas da cidade, especialmente nas beiras-rio. Nesta sexta-feira, os três cachorros do Canil da Polícia Civil e Guarda Municipal saíram às ruas para trabalhar. A resposta da população foi imediata e considerada bastante positiva.

O supervisor do Canil, Roberto Delpizzo Filho, explica que já havia a intenção de promover rondas com os animais. No entanto, o teste feito entre quarta e sexta-feira foi além do esperado. O Notisul acompanhou, ou pelo menos tentou, os passos da dupla de guardas e do farejador Tander, especializado em localizar entorpecentes, na rua Lauro Müller, na noite de sexta. Junto a eles, a viatura da Guarda Municipal fazia a ronda motorizada. Lojistas e famílias que faziam compras devido ao Dia das Mães, neste domingo, aprovaram a novidade.

Enquanto isso, outra dupla de guardas fazia o mesmo trabalho, mas daí com os dois rottweileres especializados em contenção de multidão, na avenida José Acácio Moreira (beira-rio da Unisul). O veículo do Canil acompanhou a ronda feita a pé. O resultado também foi bom. “Temos muitos registros de mulheres atacadas e perseguidas por bêbados e tarados nas ruas em torno da Unisul. Por isso, o Tander (farejador), que é manso, ficou com o centro e os outros dois, treinados para o ataque, foram para o trecho dos bairros Dehon e Morrotes”, explica Roberto.

Como é manso e treinado para farejar, Tander não oferece perigo à população. Tanto que várias crianças chegaram perto para lhe dar um afago. Já os rottweileres, utilizam focinheiras para garantir a segurança da população. “Eles somente atacam se receberem a ordem. Mas a raça é tida como perigosa e queremos que a população sinta-se segura. Não o contrário”, pontua Roberto. A intenção do Canil é tornar as rondas com os animais constantes. Para isso, mais guardas e cachorros deverão integrar a equipe em breve.