Um caminhão que transportava 11 migrantes chineses escondidos em móveis e maquina de lavar foi detido no porto de San Ysidro, nos Estados Unidos. O veículo foi parado quando tentava ingressar no país através da fronteira com México durante a madrugada do dia 7 de dezembro.

A patrulha da fronteira de San Diego, na Califórnia, anunciou que a tentativa de ingresso foi frustrada pelos oficiais que atuam na divisa com o México e divulgou imagens do interior do caminhão, onde os imigrantes foram encontrados.

O diretor de operações do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras afirmou que oficiais trabalham com possibilidade de contrabando, ressaltando as condições em que foram encontrados. “São seres humanos que os contrabandistas estão submetendo a condições desumanas que podem ter consequencias mortais. felizmente ninguém ficou gravemente ferido”, avaliou.

O motorista foi submetido a custódia e, posteriormente, transportado para o Centro Corretivo Metropolitano onde aguardará o procedimento criminal. Já os 11 cidadãos chineses estão sob retenção de imigração pelos processos criminais e de imigração que ainda devem responder.