O comandante Ângelo Bertoncini reassumiu o comando do 5º BPM. O tenente-coronel ficou afastado seis meses para realizar um curso de especialização em gestão estratégica de  segurança pública, que o deixará habilitado para chegar ao posto de coronel.
O comandante Ângelo Bertoncini reassumiu o comando do 5º BPM. O tenente-coronel ficou afastado seis meses para realizar um curso de especialização em gestão estratégica de segurança pública, que o deixará habilitado para chegar ao posto de coronel.

 

Mirna Graciela
Tubarão
 
Após seis meses fora do comando do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, o tenente-coronel Ângelo Bertoncini retomou as suas funções na última sexta-feira. Na tarde de ontem, fez a entrega de duas novas viaturas aos policiais. “As viaturas foram adquiridas através de um convênio com a prefeitura do município, precisamos aumentar a presença da polícia na cidade”, informa.
 
O principal desafio do comandante a partir de agora é a retomada do processo de instalação das câmeras de vídeo-monitoramento em Tubarão. “Essa ferramenta é importante porque não podemos estar em todos os lugares e os que pretendem cometer algum delito vão pensar duas vezes antes”, argumenta. 
 
Segundo Bertoncini, todos os equipamentos (câmeras, computadores e móveis) já foram comprados. Ele disponibilizou no próprio batalhão o prédio para o funcionamento da sala de monitoramento, falta somente a readequação. “Pretendo procurar as lideranças políticas e empresariais para acelerar esse processo. Tenho que descobrir por que isso ainda não aconteceu. É um projeto do estado”, explica. 
 
Outra meta do comandante é, após a Operação Veraneio, tomar novas medidas administrativas e estratégias de comando no sentido de reforçar o policiamento. “A tônica do meu comando é o lado operacional, mais atuação da polícia nas ruas, com operações diárias (abordagens) e de barreiras. Quero dar maior apoio aos policiais”.   
 
Bertoncini ainda destaca a necessidade da parceria com a comunidade para o fortalecimento da polícia. “A lei é branda, prendemos hoje e depois eles são soltos. Está na hora da sociedade acordar e repensar a legislação penal”, admite. 
 
Nova viatura vai às ruas e policiais recuperam veículo furtado e efetuam prisão
Uma das duas novas viaturas recém-chegadas a Tubarão já trouxe resultados positivos para a polícia. Em rondas pelo bairro São Bernardo, ontem, os policiais militares localizaram em uma residência uma moto furtada na tarde de domingo, na avenida Marcolino Martins Cabral, nas proximidades do JF Guinchos. Eles esperaram em frente à casa e, quando o condutor saiu, foi abordado. 
Trata-se de um adolescente de 17 anos, com diversas passagens pela polícia por furto e porte de arma. Ele foi encaminhado à Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso, provavelmente voltará CIP, de onde saiu há duas semanas.