BR-101 será totalmente bloqueada hoje

Rafael Andrade
Tubarão

Tubarão terá três passarelas exclusivamente para pedestres, uma na frente do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), outra nas imediações da Concessionária Renault, e uma no bairro São Cristóvão. A Cidade Azul tem a maior concentração urbana da rodovia no Sul do Estado, e não tinha  nenhuma travessia do gênero. 

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-SC) é o responsável pelas obras. Hoje, devido à complexidade da logística obrigatória, o fluxo na principal via da região será bloqueado nas quatro pistas (duas mãos). É necessário içar as vigas longarinas da passarela. Com isso, os motoristas deverão atentar para a interrupção do tráfego no quilômetro 334 (na frente da Concessionária), entre as 12 horas e às 13h30min. O trânsito será liberado após as atividades. Somente com chuvas torrenciais, o trabalho será cancelado e reagendado. Persistindo chuva fraca, as atividades vão ocorrer.

As passarelas fazem parte das obras de arte especiais (OAEs) do lote de estruturas complementares à duplicação da BR-101 Sul, no trecho catarinense. Depois de pronta, a passagem de pedestres terá 250,7 metros de extensão, contando do início da rampa da rua lateral direita até o fim da rampa, na rua lateral direita.

Na última sexta-feira, o Dnit fez a instalação de duas longarinas na passarela em construção na frente do Ifsc. A passarela construída no quilômetro 326, em Capivari de Baixo, já está liberada à circulação. Todas as estruturas terão guarda-corpos laterais, com 1,1 metro de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras.