Orleans

Uma força-tarefa do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Tubarão, realizou, neste sábado, um treinamento de salvamento em altura no quartel de Orleans. Durante a da manhã, foram revistas diversas técnicas para acessar, estabilizar e resgatar vítimas em diferenças de nível. Já na parte da tarde, foi feito um simulado de atendimento com base em uma ocorrência atendida na Serra do Rio do Rastro, no dia 15 de janeiro deste ano, na qual houve a queda de um veículo que transportava trabalhadores.

Apesar do risco presente de sinistros envolvendo salvamento em altura na região, principalmente devido às serras, esta não é uma ocorrência enfrentada com frequência pelo Corpo de Bombeiros Militar. Por isso, o treinamento é fundamental para que se revise técnicas e se faça um planejamento prévio para situações dessa natureza, com a finalidade de reduzir o tempo-resposta necessário à operação, sem deixar de prezar pela segurança dos envolvidos.

Cada um dos 14 Batalhões de Bombeiros Militar do Estado possui sua Força-Tarefa. Esta tem uma estrutura autossuficiente e independente a do trem de socorro diário, com viaturas 4×4, embarcações e kits específicos para cada tipo de salvamento em que atuarão (deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais e outros desastres). Sempre que a emergência ultrapassa a capacidade de resposta local a Força-Tarefa é acionada. Ela é composta por 12 bombeiros militares.