Foto: Bombeiros de Tubarão, feita antes da pandemia.

Os Bombeiros de Santa Catarina iniciam neste sábado a Operação Veraneio 2020/2021. Na região serão 60 postos de Guarda-Vidas distribuídos nos 4 municípios da circunscrição do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares: Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba.

Atuarão diariamente 154 Guarda-vidas Civis e 12 Guarda-vidas Militares, 10 embarcações serão empenhadas na Operação Veraneio.

De acordo com os Bombeiros, os Guarda-Vidas atuarão respeitando os protocolos de distanciamento e as recomendações sanitárias, uso de álcool em gel 70%, utilização de máscaras e limpeza frequente das mãos.

A corporação indica o uso do aplicativo Praia Segura.  Destinado à comunidade, o app é gratuito e disponibiliza informações atualizadas sobre o serviço de prevenção e salvamento aquático dos Bombeiros.

O aplicativo tem um mapa que permite a visualização dos postos de guarda-vidas, o risco de afogamento, alerta de mar em ressaca, probabilidade de acidentes com água-viva, se a água é própria ou imprópria para banho e informa os postos com cadeiras anfíbias disponíveis.

Os bvombeiros orientam os banhistas a procuraram praias que possuam o serviço de Guarda-vidas e em caso de emergência acionar o Posto de Guarda-Vidas mais próximo ou ligar no 193.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul