Bombeiros conheceram novas técnicas de salvamento no trânsito  -  Foto: Corpo de Bombeiros de Orleans/Divulgação/Notisul
Bombeiros conheceram novas técnicas de salvamento no trânsito - Foto: Corpo de Bombeiros de Orleans/Divulgação/Notisul

Orleans

Uma instrução de manutenção em Resgate Veicular foi realizada nesta quarta-feira na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Orleans. O treinamento faz parte do Plano de Instrução de Manutenção do 8º Batalhão de Tubarão, ao qual o Pelotão de Orleans é subordinado. Bombeiros militares e comunitários de Armazém, Braço do Norte, São Ludgero e Orleans participaram das atividades.

“A Cidade das Colinas possui, em seu entorno, duas rodovias estaduais não duplicadas que contam com um grande fluxo de veículos e um alto índice de acidentes, o que justifica a necessidade do aprimoramento, com técnicas novas e troca de experiências”, destaca o comandante do 3º Pelotão de Orleans, 2º tenente Henrique José Schuelter Nunes.

Além disso, devido à evolução tecnológica, o constante aperfeiçoamento se faz necessário. “À medida que os veículos vão se modernizando, seus elementos construtivos também são alterados, com a inclusão de ligas metálicas mais resistentes em reforços estruturais, novos dispositivos de segurança, além do fato de que cada colisão gera um cenário diferenciado para a atuação dos bombeiros”, completa. Dessa forma, todo o conteúdo trabalhado leva em conta ambos os fatores. “Buscou-se identificar melhores abordagens para extrair as vítimas das ferragens em ocorrências de grande complexidade, evitando movimentações desnecessárias que possam causar lesões adicionais e aumentando a segurança da operação, tanto para as vítimas quanto para os bombeiros”, detalha. Vinte e cinco bombeiros participaram. Eles passarão, ainda, por instruções de combate a incêndios estruturais e atendimento pré-hospitalar. Até o fim deste ano, todo o efetivo lotado no 8º Batalhão participará do treinamento.