Bombeiros dão dicas de como agir para evitar infortúnios durante o Carnaval

Pensando em prevenir ocorrências e garantir a segurança das pessoas que buscam diversão e lazer nas festas de Carnaval, o 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM), sediado em Tubarão lança a Operação Carnaval- 2020, que começa oficialmente nesta sexta-feira 21 e se estende até a próxima quarta-feira, 26 de fevereiro.

Nos principais eventos da região as equipes do Corpo de Bombeiros estarão à disposição para atender ou orientar os foliões.

Para o carnaval em Laguna será ativado mais uma ambulância, além de reforço de efetivo de outros quartéis da região.

Já para os que buscam as praias ou balneários para curtir o feriado de Carnaval, será reforçado a quantidade de guarda-vidas que trabalharão na prevenção, com o monitoramento e orientações preventivas, mas preparados para agir, caso necessário ações de socorro ou resgates aquáticos. Embarcações com equipes de mergulho, estarão em prontidão e o reforço aéreo poderá ser acionado a qualquer momento.

Contudo a experiência mostra que muitas ocorrências atendidas no período de festas de Carnaval são relacionadas a imprudência.

“Afogamentos em horários noturnos, acidentes de trânsito em alta velocidade e agressões podem ser relacionadas ao abuso de álcool e/ou outras drogas”.

Dessa forma, para que a festa comece e termine bem, a orientação do Corpo de Bombeiros é evitar os excessos. Não dirigir e não entrar no mar, lagoas ou piscinas após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Dicas de Segurança:

Para quem vai festejar o carnaval em clubes ou bailes fechados, procure visualizar as saídas de emergência e localização de extintores. Em caso de pânico você estará preparado para agir.

Evite excessos de bebida alcoólicas, que podem levar a situação de coma

Em trios elétricos ou festas ao ar livre, evite grande aglomeração de pessoas e mantenha distância segura de do carros de som ou trio elétricos

Para quem vai viajar no feriado de Carnaval, procure se deslocar em rodovia em horários alternativos, fora de grandes Picos de congestionamentos

Nas praias e Balneários, procure áreas monitoradas para se banhar, respeitando a sinalização das Bandeiras e a orientação dos guarda-vidas

Crianças devem estar acompanhadas de adultos e, se possível, com coceiras de identificação

Em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193