No início, os bombeiros atendiam somente ocorrências de incêndios.
No início, os bombeiros atendiam somente ocorrências de incêndios.

Tubarão

Este sábado é o Dia Nacional do Bombeiro. A data marca a criação do primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil, instituído no estado do Rio de Janeiro pelo imperador Dom Pedro 2º. Neste dia, a população é lembrada da importância da prevenção a incêndios, uma vez que a profissão foi criada com esta função.

Ao longo dos anos, o bombeiro passou a realizar outras atividades. Entre elas, prevenção a incêndios, com análise de projetos para edificações, atendimento pré-hospitalar, salvamento e buscas aquáticas, resgate em acidentes, em altura, e busca de pessoas nas mais diversas situações.

Para o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, major Carlos Moisés da Silva, que atua nos 18 municípios da microrregião de Tubarão, a data é de grande importância. “Reverenciamos a memória de todos os bombeiros que tombaram no cumprimento do dever, com o compromisso de não esquecê-los e de honrar também os que estão no descanso de sua aposentadoria. Agradecemos a dedicação de todos”, elogiou.

O dia-a-dia dos bombeiros
Somente em maio deste ano, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão recebeu 3.481 ligações em sua central de atendimento. Mas nem todas exigem deslocamento das viaturas. Uma média de dez ocorrências ao dia são atendidas pelos bombeiros, dos mais variados tipos.

Conheça os projetos sociais dos bombeiros

• Projeto golfinho: atividades de segurança nas praias, quando são trabalhadas a prevenção e a conscientização dos perigos do mar, cidadania e meio ambiente.
• Projeto bombeiro-mirim: programa de apoio pedagógico e complementação educacional, em parceria com instituições públicas. Objetiva a valorização da cidadania e do respeito ao ser humano.
• Projeto bombeiro comunitário: capacitação de pessoas da comunidade, na área preventiva e operativa. Os alunos participam de estágio supervisionado. Após a conclusão do curso, os bombeiros comunitários podem atuar como voluntários nas viaturas, em auxílio ao efetivo militar.
• Programa brigada militar: capacita as pessoas da comunidade na área da prevenção e intervenção, em incêndios, acidentes domésticos e outras emergências. Depois do curso, elas podem atuar em suas comunidades.

Exposição no Farol Shopping e simulação de acidente

Quem for ao Farol Shopping, neste sábado de manhã terá a oportunidade de acompanhar uma simulação de acidente, com socorro prestado pelos bombeiros de Tubarão. A ação, que será um atropelamento de ciclista na faixa de pedestres, na avenida Marcolino Martins Cabral, ocorrerá às 10 horas, em frente ao empreendimento.
Desde quinta-feira, o Farol Shopping expõe materiais usados nas diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, como equipamentos e viaturas, no corredor das palmeiras. Os visitantes são alertados sobre dicas de prevenção contra incêndios e cuidados para evitar acidentes. As pessoas também conhecem as técnicas, os equipamentos e demonstrações das atividades da corporação.