Maycon Vianna
Tubarão

As ruas no entorno da Unisul, como a Simeão Esmeraldino de Menezes (que liga a rodoviária à universidade) e a Capitão Alexandre de Sá, no bairro Dehon, estão entre os pontos críticos do trânsito em Tubarão. A estatísticas comprovam: em apenas 14 dias, os policiais militares que atuam com a Bike Patrulha fizeram 115 notificações.

“O maior problema é o estacionamento irregular. As pessoas não respeitam as sinalizações do trânsito. Em apenas um dia, em uma sexta-feira, foram feitas aproximadamente 42 notificações. Os motoristas precisam ficar mais atentos”, alerta o policial militar Fernando Tonon.

Se somadas as multas de todos os condutores autuados, o valor chega a R$ 15 mil. “O alerta vale para todos os universitários e demais pessoas que transitam pelo local. Estamos de olho nas irregularidades de trânsito. Procuramos sempre coibir os excessos”, afirma o PM Maykon Prudêncio.

O secretário de segurança e trânsito da prefeitura, João Batista de Andrade, o Sargento Batista, ficou impressionado com os números de notificações. “Trabalhamos para aumentar a fiscalização. A PM faz o trabalho dela, assim como os guardas municipais que monitoram o fluxo de veículos. Se tem as placas de sinalização claras, não há por que estacionar o automóvel em locais proibidos. As autoridades agem dentro do rigor da lei”, opina o secretário.

Em um ano, foram 450 casos
O policiamento ostensivo com bicicletas, a Bike Patrulha, funciona há um ano no 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão. A iniciativa partiu do comando do batalhão. São quatro policiais que patrulham a área urbana de Tubarão.

Após um ano de atividades, o balanço é positivo. Cerca de 450 ocorrências foram atendidas pelos policiais nesse período. Os casos variam de acidentes de trânsito até a prisão de pessoas com mandados de prisão em aberto. Segundo a PM, o policiamento com a Bike Patrulha é solicitado para acompanhar eventos regionais como passeios ciclísticos, procissões e ações sociais. Durante a Operação Veraneio, a Bike Patrulha também foi utilizada no policiamento ostensivo na praia.