Ao menos 34 pessoas estão desaparecidas após um barco pegar fogo na costa da Califórnia, Estados Unidos, na manhã de hoje, informou a guarda-costeira americana. Segundo a imprensa local, cinco pessoas já foram resgatadas, mas o serviço de resgate está com dificuldades de acessar a embarcação porque o fogo continua. 

A guarda-costeira recebeu um chamado por volta das 4h da manhã locais (8h no horário de Brasília) a respeito de um incêndio. À rede americana CNN, o chefe da guarda-costeira Aaron Bemis disse que o incêndio segue em curso, o que dificulta o resgate dos passageiros.

“Vários agentes da guarda costeira e do Corpo de Bombeiros local do Condado de Ventura estão em cena, mas ainda não conseguimos romper o casco e ver se há sobreviventes neste momento”, disse. Havia 39 pessoas a bordo, mas cinco conseguiram sair pois se encontravam na cabine principal, informou Bamis. No entanto, os outros 34 estavam embaixo do convés.

“O relatório que recebemos foi que eles foram presos pelo fogo. O fogo foi tão intenso que, mesmo depois de apagado, não conseguimos embarcar e procurar sobreviventes neste momento”. O Corpo de Bombeiros do condado de Ventura confirmou o número de 34 desaparecidos e informou que há “inúmeras mortes”, embora não saibam o número exato.

O barco estava a aproximadamente 32Km da costa californiana, mas não se sabe ainda de qual ilha ele estava mais próximo. “Não temos certeza de onde ele se encontra jurisdicionalmente; se é a Guarda Costeira, Santa Barbara ou Ventura”, disseram os bombeiros do condado de Ventura.

A embarcação, chamada de “Conception” era um navio de mergulho que partiu de Santa Bárbara no sábado para uma excursão e devia retornar hoje para a costa, segundo a CNN. Há várias equipes ajudando no resgate, inclusive embarcações pessoais, informaram os bombeiros.

Foto: Santa Barbara County Fire Department/via Reuters