Finalmente a chuva forte chegou e os incêndios estão controlados em Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pela onda de calor na Austrália.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 13. “Nem todos os incêndios foram extintos. Temos alguns em atividade no sul do estado, mas estão todos controlados. Desta forma, podemos nos concentrar em ajudar as pessoas na reconstrução”, afirmou o chefe dos bombeiros de Nova Gales do Sul, Rob Rogers, no Twitter. (veja abaixo)

As chuvas contribuíram para acabar com a crise dos incêndios que começou em setembro de 2019 em vários pontos da Austrália e que matou 23 pessoas em todo país.

O fogo arrasou mais de 10 milhões de hectares do leste e do sul da Austrália, matou milhões de animais e destruiu 2.500 casas.

A crise afetou grandes cidades, como Sydney, que esteve semanas envolta em fumaça. Em alguns lugares, o Exército precisou ser mobilizado para resgatar moradores.

Os incêndios foram deflagrados pela seca e agravados pela mudança climática, no ano mais quente e seco já registrado na Austrália.

Agora, a atenção está voltada para controlar as inundações, diante da previsão de mais chuva nos próximos dias na Austrália.