Cento e vinte guardas civis atuarão nas praias juntamente com os bombeiros militares.
Cento e vinte guardas civis atuarão nas praias juntamente com os bombeiros militares.

Tubarão

Inicia no próximo dia 10 a Operação Veraneio nos municípios de abrangência do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão. Os profissionais estarão em 26 praias pertencentes a Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, e em 32 postos de salvamento.

Cento e vinte guardas civis são treinados, com aulas teóricas e práticas. Eles atuarão com os bombeiros militares. “Em cada praia, haverá sempre um bombeiro militar, serão 30 ao dia, acompanhados de uma equipe de civis”, explicou o 2º tenente Rafael Fortunato Camilo, do Corpo de Bombeiros de Tubarão.

Já há o registro de mortes por afogamento na região. “Orientamos as pessoas para que aguardem o início da operação para se aventurarem no mar, principalmente quem não tem habilidade e não domina a natação”, orienta Rafael.
A previsão é que o efetivo seja empregado diariamente até 26 de fevereiro. Depois desta data, os guarda-vidas estarão presentes nas praias apenas nos fins de semana, até o dia 8 de abril (Páscoa).

Buscas pelo corpo de jovem reiniciam hoje

Os trabalhos para encontrar o corpo do jovem de 20 anos que se afogou na praia do Mar Grosso, em Laguna, no domingo, reiniciam hoje, às 7 horas. As buscas encerraram ontem às 18 horas, pelas más condições do mar, que estava muito agitado.

O corpo, no caso de afogamento, fica submerso no mínimo 48 horas (em função da quantidade de água ingerida). Segundo o Corpo de Bombeiros, um profissional fará busca terrestre e dois jet skis serão utilizados.
Existe a possibilidade de a Polícia Ambiental dar suporte com uma lancha e, conforme o andamento, o helicóptero Águia da Polícia Militar poderá ser acionado.
O rapaz nadava com um amigo, quando desapareceu perto do posto de guarda-vidas. Ele estava a 100 metros da praia, após a arrebentação. Como o mar estava calmo, o jovem pode ter caído em um buraco.