Após quase 3 anos: Guarda Municipal de Tubarão está autorizada a portar armas de fogo

Tubarão

Depois de quase dois anos e meio, a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) volta a portar armas de fogo. A Polícia Federal enviou a documentação dos primeiros 23 agentes e, nesta sexta-feira,  o prefeito Joares Ponticelli fez a entrega simbólica das pistolas e das munições.

A GMT deixou de utilizar o armamento de fogo em julho de 2016, quando a Polícia Federal suspendeu os portes sob a alegação de que as horas-aulas no curso de tiro eram insuficientes. A busca pelos novos portes só foi retomada no ano passado, com a participação dos 33 agentes em um novo curso de tiro supervisionado pela Polícia Civil.

Cumpridas todas as exigências posteriores, a instituição ficou no aguardo dos portes por parte da Polícia Federal, que promoveu uma rigorosa avaliação antes de emitir os documentos para os 23 agentes. O porte dos outros nove agentes ainda está sob análise.

Ponticelli comemorou a chegada dos portes que permite à Guarda Municipal realizar um melhor trabalho de segurança. “Encerramos uma luta que durou anos, mas desde que iniciamos nosso governo as melhorias na Guarda Municipal foram uma prioridade. Adquirimos novas viaturas e novos coletes à prova de balas, disponibilizamos uma base maior e mais confortável e cursos de capacitação. Agora os agentes terão melhores condições de ajudar garantir a segurança da cidade e enfrentar situações de maior perigo”, destacou o prefeito.

Todas as espingardas calibre 12 e pistola 380 que estavam guardadas no 8º Batalhão de Polícia Militar já estão sob posse da Guarda Municipal.