Tubarão

Emanuel Antunes Matias, 11 anos, brincava no rio Tubarão, em Orleans, no bairro Otávio Dalazen, às 14 horas desta sexta-feira, quando foi arrastado pela forte correnteza. A profundidade no local gira em torno de três metros.
Um amigo de Emanuel, também de 11 anos, brincava junto e conseguiu sair da água e avisar moradores das proximidades. Uma mulher acionou os bombeiros de Orleans. O soldado Luciano Costa Flores e o sargento Edson de Freitas resgataram a criança.

Emanuel estava inconsciente. “Realizamos os primeiros socorros no local e conseguimos reabilitar o garoto. Ele havia engolido muita água. Felizmente, após as massagens cardíacas e administração de oxigênio, ele acordou”, explica Luciano.
O menino foi conduzido até a Fundação Hospitalar Santa Otília, onde ficou internado, no setor pediátrico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Quando nos deparamos com um resgate envolvendo criança, a emoção e a adrenalina são muito maiores. Tenho um filho de 13 anos e sempre o relaciono nos salvamentos. Graças a Deus, Emanuel passa bem”, comemora Costa.

É o segundo salvamento realizado pelos dois bombeiros. “Em fevereiro de 2005, resgatamos e trouxemos de volta à vida o menor Jonatan Marcelino, 14 anos à época. Ele foi atingido por um raio”, conta o bombeiro Luciano.