Incentivar o hábito da leitura desde cedo nas crianças e, ao mesmo tempo, promover a cultura da paz. Este é o objetivo da 6ª Campanha do Desarmamento Infantil, organizada em parceria entre a Guarda Municipal de Tubarão e a Academia Tubaronense de Letras (Acatul), que inicia neste sábado (1º).

A iniciativa é uma forma de celebrar o Dia Mundial do Desarmamento Infantil, comemorado no próximo dia 15 em todo o país, que visa propor a troca de armas de brinquedos e jogos de videogame considerados violentos por livros infantis ou revistas em quadrinhos.

Para participar, crianças, pais, professores ou responsáveis devem procurar um dos dois sebos parceiros, o Paixão de Ler, localizado na Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Supermercado Althoff, e o Catedral, situado na Rua Coronel Collaço, na subida da Catedral Diocesana, e levar uma arma de brinquedo ou jogo, para desta forma realizar a troca, ao escolher um livro ou revista em quadrinhos disponibilizados pelos locais.

“A intenção é estimular uma cultura de paz e proporcionar às crianças a possibilidade de adquirirem maiores saberes por meio do mundo encantado das letras. Na guerra contra a injustiça e por um mundo melhor, a ‘arma’ mais poderosa sempre é o conhecimento”, explicou o guarda municipal e escritor integrante da Acatul, Maciel Brognoli.

A campanha termina no dia 15 deste mês e vai sortear uma Cesta Literária aos participantes. Ao efetuar a troca nos pontos definidos, os interessados deverão preencher um cupom e colocá-lo nas urnas que estarão disponíveis nos pontos de troca. O sorteio ocorrerá no dia 17 de abril.

Publicada às 11h23min deste sábado (1º/04/17)