500 novos bombeiros para Santa Catarina

Mirna Graciela
Tubarão

Os 85 anos de existência do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina foram comemorados ontem, em Tubarão, com várias atividades. Uma solenidade ocorreu à tarde, na Associação Ruy Stockler de Souza, no bairro Humaitá de Cima, com a entrega de certificados aos soldados que participaram dos cursos de resgate em águas rápidas.

A abertura de concurso para 500 novos bombeiros no estado e a contratação de 60 oficiais são notícias que trazem boas perspectivas à população catarinense. No próximo ano, serão 250 e, em 2013, mais 250 novos bombeiros. Já os oficiais, na medida em que realizarem o curso na academia dos bombeiros, na capital, serão distribuídos durante os próximos quatro anos.

O sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira, comemora o aumento no efetivo. “Há um mês, o governador fez este anúncio e, semana passada, fomos surpreendidos com a informação dos oficiais. Com isto, vamos melhorar significativamente a qualidade dos serviços e trabalhar onde o efetivo nas cidades é menor”, explicou o coronel.
Cada ambulância tem que ter três bombeiros, o que não ocorre em muitas cidades. “A ideia é de que até o fim do ano cada município tenha, no mínimo, 15 bombeiros”, planeja o sub-comandante.

Entenda a história
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi oficialmente instalado em 26 de setembro de 1926, em Florianópolis. Hoje, está presente em 99 cidades do estado. Há oito anos, com a nova constituição, foi desmembrado administrativamente e operacionalmente da Polícia Militar (PM), pois no início os bombeiros eram uma especialidade da corporação. Atualmente, quatro estados ainda são subordinados à PM, como o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia.

Bombeiros recebem certificados dos cursos de resgate em águas rápidas

Cinquenta e nove bombeiros militares receberam ontem à tarde os diplomas de participação nos cursos de resgate em águas rápidas, realizados em 2010 e neste ano, em Tubarão, cidade que se tornou referência neste tipo de atividade. Ontem de manhã, um treinamento foi realizado por todos os formandos, em Pedras Grandes.

O objetivo foi capacitá-los para técnicas de resgate em correntezas, indispensáveis no atendimento a desastres naturais, como enchentes, e nos salvamentos em rios, com a utilização de embarcações e equipamentos apropriados. Com certificação internacional, são cursos padrão, fornecidos nos Estados Unidos e trata-se de uma parceria com a empresa Água Selvagem, representante brasileira da Rescue 3 International, entidade fundada na Califórnia há 30 anos, especializada em treinamentos de resgates aquáticos.


"Este reforço expressivo de bombeiros militares não ocorria há muitos anos. E o trabalho de gestão integrada, uma parceria entre governo e prefeituras, também traz resultados positivos."

Sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira.