Quinze guardas municipais fizeram um curso de tiro este ano em Florianópolis e estão prontos para atuar.
Quinze guardas municipais fizeram um curso de tiro este ano em Florianópolis e estão prontos para atuar.

Rafael Andrade
Tubarão

A Guarda Municipal de Tubarão (GMT), criada há cinco anos, hoje com 43 profissionais, deve receber um investimento aproximado de R$ 1 milhão no próximo ano. É o que prevê o secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Toni Bittencourt.
O recurso deve ser usado na compra de mais viaturas – uma Blazer, uma Parati e duas motos -, 43 pistolas .380, coletes à prova de balas, munições e em projetos como a expansão do Programa Travessia, por exemplo. Tudo para reforçar a segurança na cidade.
 

No fim de maio do próximo ano, todos os guardas municipais deverão estar ainda mais preparados nas ruas, armados e com melhores condições de locomoção. Bairros mais distantes da área central poderão ser guarnecidos. “A ideia é manter o foco na fiscalização de trânsito e de ambientes públicos, como as praças, por exemplo. A guarda armada é sinal de proteção ao cidadão. A GMT não substitui o trabalho da PM, mas podemos auxiliar com melhores condições”, conclui Toni.

Guarda recupera carro furtado

Uma equipe da Guarda Municipal de Tubarão (GMT) recuperou, por volta das 10 horas de ontem, um Fiat Uno furtado (foto). O veículo foi levado sexta-feira da rua Expedicionário José Pedro Coelho, no bairro Dehon.
A guarnição fazia rondas pela região do bairro Andrino quando avistou o Uno estacionado de forma irregular. Ao consultar as placas junto à Central de Operações da GMT, a equipe constatou que o automóvel tinha registro de furto e o encaminhou até a Central de Polícia. Lá, o proprietário constatou que algumas ferramentas que estavam no porta-malas no dia furto foram levadas. O carro foi entregue ao dono e ninguém foi preso.

Guardas auxiliam em vários setores de Tubarão

Além da fiscalização diária no trânsito da área central de Tubarão, a Guarda Municipal atua em vários outros setores da cidade. Repartições estaduais como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil contam com a colaboração dos guardas.
A GMT realiza a segurança no Albergue Noturno Pousada da Paz, na comunidade do Pantanal, no bairro São João margem esquerda. “O serviço da GMT é muito requisitado. Hoje, fizemos segurança e controle viário de eventos antes guarnecidos pela PM. Isso resulta em mais segurança. Acredito que a guarda poderá auxiliar ainda mais. Outro sonho que deveremos concretizar, talvez em 2012, é a construção do prédio próprio da corporação”, relata o secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, Toni Bittencourt.