Tubarão

Com o intuito de comemorar o dia do Exército Brasileiro lembrado hoje, o comandante e os integrantes da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria realizarão uma apresentação sobre a história do exercito nacional no auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo a partir das 9h30min. O evento deverá ter duração de 1h40min.

A 3ª Companhia do 63º Batalhão foi criada em dezembro de 1961. Devido à expansão da economia na região sul de Santa Catarina, com destaque para a extração de carvão, a localização dos portos de Laguna e Imbituba, o acesso ao planalto catarinense, a instalação das Usinas Termoelétricas em Capivari de Baixo, atual Engie (antiga Tractebel/Gerasul), foi determinado pelo Governo Federal, à instalação de uma Unidade Militar do Exército Brasileiro, para aumentar a segurança desse polo estratégico que estava em pleno desenvolvimento.

Em 1986, para reestruturação da Força Terrestre pelo Alto Comando do Exército, a 3ª Companhia esteve na iminência de ser extinta, porém, sua manutenção em Tubarão foi assegurada por esforços da comunidade local.