Cerbranorte: homem é preso preventivamente acusado de falsidade ideológica em Braço do Norte

Liliane Dias

Braço do Norte

Um homem de 43 anos, que reside em Braço do Norte, foi preso na tarde desta quarta-feira (26) acusado de falsidade ideológica. A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de polícia de Braço do Norte realizou a ação. O pedido feito pelo Ministério Público, a Vara Criminal da Comarca de Braço do Norte de prisão preventiva foi autorizado na sexta-feira (21).

O homem foi encaminhado à delegacia de Polícia onde foi interrogado e posteriormente encaminhado ao presídio de Tubarão. A Polícia Civil e o Ministério Publico investigam denúncias que davam conta de supostas irregularidades de transferências de titularidades através de contratos de locações, ideologicamente falsos, junto à Cerbranorte.

De acordo com as investigações as transferências de titulares tinham por objetivo o ingresso de novos associados votantes à cooperativa, e que o indivíduo preso, passou a transferir, fraudulentamente, unidades consumidoras de sua titularidade a terceiros. Ainda de acordo com as investigações, os imóveis declarados nos contratos de locações sequer existiam.

O delegado Renan Balbino, explica que trata-se de prisão preventiva sem prazo definido a princípio, mas deve se estender até revisão por instâncias superiores a pedido dos advogados. “Houve o cumprimento pela Polícia Civil desse mandado de prisão expedido pela justiça após representação do Ministério Publico. O inquérito policial e processo correm em segredo de justiça”, pontua. 

No prazo máximo de 10 dias a contar de hoje, o inquérito será finalizado. Em seguida será encaminhado ao poder judiciário e ao ministério público para oferecimento de denúncia. A pena máxima prevista para a falsidade ideológica é de 5 anos de reclusão.