Carnaval 2020: 8° Batalhão de Bombeiros Militar divulga resultado da operação

Após o período de festas de carnaval em que o 8° BBM mobilizou viaturas e pessoal para atender a demanda extra que os eventos geram, o Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão divulga os números da Operação.

Nos 21 municípios da área do 8°BBM, estiveram 370 bombeiros em serviço, em uma média de 61 por dia, nos 10 quartéis operacionais da região. Em prontidão estavam 12 viaturas de combate a incêndio e 12 ambulâncias. Foram atendidas o total de 287 ocorrências, sendo os municípios mais atendidos por ordem: Laguna (74), Tubarão (52), Imbituba (44), Garopaba (33) e Capivari de Baixo (25). Já os tipos de ocorrência mais atendidas foram o Atendimento Pré Hospitalar (158), Incêndios (57) e acidentes de trânsito (48).

Já nas praias, o movimento foi intenso, e as condições do mar também estavam ruins para o banho. Nos 4 municípios litorâneos (Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna), 737 guarda vidas em 60 postos, atuaram no período. A prevenção foi estratégica e foram registrados 34.314 ações preventivas. As queimaduras por água viva se destacaram novamente e foram registrados 1.499 casos. Em 18 casos os guarda vidas precisaram retirar as vítimas da água (arrastamentos), sendo que uma foi encaminhada ao hospital (já foi liberada). 

No período foram ainda registradas as duas mortes por afogamento, ambas em área não protegida pelo serviço de salvamento aquático. No sábado, um rapaz de 25 anos se afogou na lagoa do meio, na Praia do Rosa (Imbituba), sendo retirado pelos guarda vidas e encaminhado de helicóptero ao Hospital de Tubarão, vindo a falecer no mesmo dia. O segundo caso foi registrado no  domingo, em São Martinho em uma cachoeira dentro de uma Pousada. A equipe de mergulho que estava em prontidão encontrou o corpo da vítima (masculino, 35 anos) já em ausência de sinais vitais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão considera o balanço positivo, visto a grande demanda de serviço no período, sendo todos atendidos dentro do esperado. As mortes por afogamento fora da área protegida apenas reforçam a orientação a comunidade de procurar as áreas guarnecidas, visto e impossibilidade de guarnecer todos os balneários existentes.