A mãe de uma criança matriculada no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Vicentina Maria da Costa Laurindo, no bairro Vargem Pequena, no Norte da Ilha, em Florianópolis, registrou em vídeo a presença de ratos no parquinho da unidade. O mesmo espaço já chegou a ser interditado por causa de uma infestação desse tipo de roedor.

Os pais dos alunos estão preocupados e dizem que, na primeira vez que o problema aconteceu, não foi resolvido. Aproximadamente 140 crianças, com idade entre um e seis anos, estudam na creche.

As imagens feitas pela mãe da criança foram gravadas durante as aulas. A diretoria da unidade disse que providências já foram tomadas. “A gente começou a perceber em fevereiro, e aí pedimos ajuda para minimizar a situação e resolver esse problema. As crianças já estão sendo atendidas em segurança”, disse a diretora da creche, Francielle Silva Albino.

A prefeitura informou que o pátio do núcleo de educação infantil passou por duas desratizações, sendo uma antes do início do ano letivo e, a segunda, na última sexta-feira (14), e que a próxima aplicação do produto será no sábado (22).

Demais providências

Além da desratização, a prefeitura colocou uma grade sobre um pequeno canal de escoamento de água pluvial e fez uma concretagem no entorno do pé de amora da creche, já que as raízes da planta abriram espaços no terreno.

No dia 4 de fevereiro, a prefeitura inaugurou a revitalização no núcleo. Foram feitas pinturas interna e externa, sistemas preventivos de combate a incêndio, recuperação e pintura do telhado, limpeza externa e manutenção geral.