Tentativa de homicídio: Trabalhador agredido com martelo segue na UTI

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Um crime que chocou pela sua forma e surpreendeu até mesmo a medicina na região. Foi tudo registrado no início da manhã desta sexta-feira, entre dois funcionários de uma construtora, vencedora da licitação responsável pela obra do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Armazém.

Por volta das 8h30, João Claudino Moraes, de 57 anos, foi atingido na cabeça por alguns golpes de martelo. O agressor, 29, evadiu do local, mas foi localizado minutos depois pela Polícia Militar, próximo ao 3º Grupamento dos Bombeiros Militar.

A vítima, que chegou a ser golpeada na cabeça e ficou com o martelo encravado em seu crânio, foi atendida pelos socorristas e encaminhada ao Hospital Santo Antônio, no centro de Armazém. Após os primeiros procedimentos, foi levado, ainda com a arma do crime presa em sua cabeça, pelo Samu, ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, em estado gravíssimo. Segundo informações de familiares, João foi levado ao centro cirúrgico por volta das 12h. O procedimento foi concluído por volta das 18h30. Até o fechamento desta página, por volta das 23h15 desta sexta, não havia informações detalhadas sobre o seu estado de saúde. A irmã de João Claudino, Rita Claudina Moraes, que está no HNSC, disse que a família tem esperanças que ele melhore, mas é preciso aguardar o posicionamento oficial dos médicos. Pelo protocolo clínico, é preciso aguardar as primeiras 48 horas para ver como o paciente irá reagir. Ele está em coma induzido e internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com ainda grandes riscos. Não há detalhes, caso João sobreviva, se ficará ou não com algum tipo de sequela devido ao golpe recebido.  

O agressor prestou depoimento na Delegacia ainda nesta sexta. Segundo o delegado titular da Comarca, José David Machado, ele relatou que estava construindo um barraco para guardar ferramentas junto com a vítima, e após um rápido desentendimento com o colega de trabalho, desferiu as marteladas, quase todas na cabeça de João.

O autor foi preso e autuado em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado ao Presidio Regional de Tubarão.

A prefeitura de Armazém emitiu uma nota sobre o ocorrido: “A prefeitura vem a público informar que nesta manhã (sexta), houve um desentendimento entre os operários da empresa Basecom Construções Civis Ltda. ME, de Braço do Norte. A empresa foi contratada por meio de processo licitatório realizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, do governo do Estado de Santa Catarina. Sendo o município de Armazém apenas contemplado com a construção do novo ambiente do Cras e, por conta disso, reforça-se que a responsabilidade da contratação dos operários é da Basecom Construções Civis Ltda. ME. Comunica também, que a Administração Municipal se preocupa com o ocorrido e, por isso, está acompanhando de perto o desenrolar do caso. Aguarda-se que tudo termine bem”, finaliza a breve nota.