Família perde tudo em incêndio residencial

Rafael Andrade

Tubarão

Os ponteiros do relógio analógico disposto cuidadosamente na parede da simples cozinha da aconchegante casa de alvenaria batida da diarista Isabel de Fátima Lima, no bairro Guarda – margem direita -, em Tubarão, nas proximidades do Hotel Sandrini (referência), marcavam 0h30 desta segunda-feira (8). Era início de uma madrugada que jamais será esquecida pela dona do imóvel, de 46 anos, pelo marido, 45, e pelos quatro filhos, uma criança de 4 anos e dois adolescentes, de 12 e 15, além de um adulto, 28, que é especial. Seis pessoas que ficaram à mercê. A residência deles foi destruída pelo fogo. Não sobrou nada, somente a dignidade de continuar lutando pela sobrevivência.

Saíram às pressas, descalços, uma família aos prantos, assustados e sem rumo, ao relento, ofuscados por cinzas brilhantes que voavam da brisa serena daquela madrugada. Não deu tempo de salvar nada, mas o bem maior, suas vidas, conseguiriam preservar. E como o povo de Tubarão já mostrou união, recentemente, ao ajudar uma família do bairro São João, esta também tem a chance de ser amparada, e necessitam de muitas mãos, em alguns momentos, o abraço e uma palavra de conforto já serve. O Notisul apoia como um mediador da história, detalha os fatos e conta com a solidariedade de seus leitores, que são milhares espalhados pela região e por Santa Catarina.

O primeiro anjo que surgiu na vida desta família da Guarda foi a senhora Janaína Marcos Soares, patroa da dona Isabel, que é diarista em sua casa, no bairro Oficinas. “Eles bateram na minha residência pouco tempo depois do incêndio. Estavam desesperados, queriam um norte, um apoio, um local para passar a noite, já que não têm parentes na cidade. Corremos nos bombeiros, na polícia, a Defesa Civil já fez avaliação dos estragos e isolou a área. Ainda nesta segunda iniciei uma campanha nas redes sociais. Contamos com ajuda para doação de roupas, comida, calçados e, quem sabe, material de construção para que possamos dar o pontapé inicial deste recomeço. São pessoas super-humildes”, detalha.

Para quem pode e queira participar de mais esta corrente social, basta contatar o telefone (WhatsApp) (48) 98809-0010, falar com a Janaína. Os seis moradores estão, neste momento, na casa de uma prima de Isabel, em Florianópolis, mas que também não tem condições de ficar com a família. O marido da proprietária da casa destruída pelas chamas está desempregado, e a única renda é do trabalho de diarista da mulher.