Material irregular de pesca é apreendido pela polícia em Laguna

Laguna

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna fez a apreensão em flagrante de duas artes de pesca irregulares na noite deste sábado (14), no bairro Barranceira. Os instrumentos, conhecidos como “bernunças” ou “patas-de-vaca”, são proibidos por terem malhas inferiores ao permitido.

“São artes de pesca não reconhecidas pela legislação vigente e tem o agravante de fazerem a captura do camarão miúdo, impedindo o seu desenvolvimento”, explicou o sargento Robson Vieira, da Polícia Ambiental.

O material apreendido estava com uma dupla de pescadores. Eles estavam se dirigindo para a lagoa quando foram abordados pelo policial. Conforme o sargento, foi feita uma conversa com os dois para que eles procurem se regularizar quanto às artes de pesca, evitando problemas futuros.

Robson explica ainda que, mesmo que o equipamento estivesse com a malha permitida (2,5 cm), ele ainda seria irregular, pois não é reconhecido pela lei que permite apenas o uso de tarrafa de camarão e arte de pesca conhecida como “aviãozinho”. Os instrumentos serão agora descaracterizados pela PMA e posteriormente feita a incineração.