A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa do Estado informou nesta quarta-feira (22), que seis detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna, foram diagnosticados com coronavírus. Além dos apenados da Cidade Juliana, há quatro casos na unidade prisional de Imbituba, que também testaram positivo para Covid-19. A Amurel soma dez casos de coronavírus. Oito de pessoas que cumprem pena e dois servidores.

De acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa do Estado dos que cumprem a sanção em Laguna, quatro já estão recuperados da doença e dois seguem em isolamento. Por sua vez, na Capital da Baleia-Franca há dois casos ativos. Os servidores que testaram positivo já estão curados.

Em Tubarão, os presídios feminino e masculino não registraram nenhum caso de coronavírus. Porém, conforme a secretária, com as atualizações os dados podem sofrer variações.

Ainda no Estado, no entanto, na região Norte, metade dos presos testou positivo no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. Foram testados 480 apenados e destes 229 (48), foram diagnosticados com Covid-19, e 251 (52%) descartados para a doença. Vale ressaltar, que somente 40% dos detentos foram testados. Aguardam pelo exame 701 presos.

Em 15 de março, o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um guia com orientações sanitárias para presídios e centros de detenção. Na introdução, o documento afirma que, pessoas privadas da liberdade em presídios ou centros de detenção tendem a ser mais vulneráveis a surtos de covid-19 que a população em geral por causa das condições de confinamento na qual vivem por longos períodos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul