A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou na segunda-feira (20) um programa de acolhimento para crianças e jovens afetados pelas enchentes em Porto Alegre e Canoas. O objetivo é fornecer apoio emocional e minimizar os impactos da crise climática.
Primeiras intervenções em Porto Alegre e Canoas
A Escola Gomes Carneiro, em Porto Alegre, foi uma das primeiras a receber a equipe de 30 voluntários da Associação da Pedagogia de Emergência, que atuará na região durante um mês.
- Apoio a comunidades escolares afetadas pelas enchentes
- Intervenção inicial em escolas de Porto Alegre e Canoas
- Equipe segue depois para o Vale do Taquari
Metodologia de acolhimento e apoio emocional
A metodologia da Pedagogia de Emergência visa a reestruturação psíquica das crianças, criando ambientes seguros e acolhedores para atender as necessidades emocionais dos estudantes.
Ações incluem:
- Criação de espaços seguros para as atividades
- Divisão dos estudantes em grupos por faixa etária
- Oficinas lúdicas e integrativas com músicas, brincadeiras e atividades rítmicas
Esforço logístico e apoio voluntário
A equipe de voluntários veio de diversas regiões do Brasil, como São Paulo, Espírito Santo e Paraná, e foi preparada para atuar em condições de crise, buscando sempre um ambiente seguro para as atividades.
Histórico e impacto global da Pedagogia de Emergência
A metodologia, criada em 2006, já alcançou mais de 80 mil crianças em 28 países, incluindo intervenções em desastres no Brasil como Brumadinho e Petrópolis.