quinta, 23 de maio de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Saúde e Equilíbrio - Fernando Viégas Delgado

Emergência 24 horas e o atendimento de alta complexidade

Publicado em 02/04/2019 00h12

Emergência 24 horas e o atendimento de alta complexidade

Com a chegada do outono e a oscilação das temperaturas, aumenta a procura pela Emergência nos hospitais. Casos de problemas respiratórios, tanto em crianças como em adultos, somam-se aos atendimentos de casos de pedras nos rins, infecções urinárias, dores de cabeça, infecções intestinais, entre outros. Além destes, há ainda diversas situações em que a necessidade de atendimento na Emergência é de alta complexidade.

Para o especialista clínico e chefe da Emergência do Hospital Socimed, Rafael Hass (foto ao lado), é preciso estar atento aos casos que sinalizam problemas de maior complexidade, de risco iminente de morte e sequelas irreversíveis, entre eles, os cardiológicos e os neurológicos. Estes são dois dos exemplos que ele cita, a partir da experiência no setor no qual atua há 13 anos, lembrando que a Emergência do Socimed possui Plantão Pediátrico e Adulto 24 horas por dia.

“Quando o paciente chega à Emergência, ele vem com a expectativa de ter seus problemas rapidamente resolvidos”, explica. Nos casos em que o paciente chega com uma dor torácica, por exemplo, que pode significar várias coisas, dentre elas um infarto, é preciso que seu atendimento seja priorizado, uma vez que pacientes com diferentes sintomas procuram o hospital diariamente.
O médico lembra que a dor já é considerada um sinal vital. “Para que tenhamos clareza quanto ao que é prioridade na Emergência, contamos com uma equipe de triagem que identifica o paciente com maior risco assim que ele chega. Se ele estiver com sintomas que podem ser um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um infarto, é preciso agir rápido a fim de assegurar as melhores condições de tratamento e redução de sequelas para este paciente”, completa. Por isso, a triagem é um suporte importante para eficiência no atendimento.

O investimento da instituição na equipe médica e de enfermagem tem sido uma prioridade, tanto quanto em tecnologia. Isso significa, principalmente, experiência. Além disso, quando for constatado, após o primeiro atendimento, que o paciente precisa ser encaminhado para um cateterismo, por exemplo, tanto a equipe da Emergência quanto a do setor de Hemodinâmica estão preparados.
Outro setor relevante nesta retaguarda é a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), e as equipes de sobreaviso em especialidades como Cardiologia, Cirurgia, Endoscopia, Hemodinâmica, Neurologia, Ortopedia, Psiquiatria, Radiologia e Urologia.

Um dos aspectos apontados por Hass, em sua experiência à frente da Emergência, é a mudança de perfil do paciente. “Estamos recebendo cada vez mais moradores de cidades da região, em razão da confiança e da qualidade dos nossos serviços, o que reforça o caráter de polo regional de nossa cidade”, conclui.

Emergência: mudanças na Lei
Desde janeiro deste ano, está em vigência a Lei Estadual nº 17.700, que estabelece normas para o encaminhamento de pacientes pelas equipes de socorro do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Com esta Lei, os socorridos que dispuserem de plano de saúde ou particulares, terão a opção de ser encaminhados também a um hospital privado. A condição é que o paciente esteja consciente e em condições de manifestar sua opção. Caso não esteja, esta vontade poderá ser manifestada por um familiar ou representante legal. O Estado se isenta da responsabilidade de ônus decorrentes deste encaminhamento.

Dicionário de Medicina
Hemodinâmica: exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco, que tem como objetivo diagnosticar a possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto.


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital