quarta, 19 de junho de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Saúde e Equilíbrio - Fernando Viégas Delgado

Hospital Sant Joan De Déu - Barcelona

Publicado em 09/10/2018 00h04

Hospital Sant Joan De Déu - Barcelona

Dando sequência nas minhas impressões sobre hospitais da Europa, vou falar hoje da cereja do bolo. Nunca vi algo tão perfeito na sua essência do atendimento de pacientes. Esse hospital em Barcelona é de uma ordem religiosa atendendo 80% de pacientes oriundos do sistema de saúde público da Espanha. Um hospital-escola com vários serviços de residência médica, dedicados ao atendimento materno infantil. Dos 20% de pacientes privados, a maioria são internacionais, como eles chamam. Um hospital de 150 anos, que na sua origem se dedicava aos pacientes tuberculosos. Há vários fatos marcantes em sua história, mas vale destacar uma decisão estratégica do ano de 2003, de se tornar um hospital de referência internacional, que o levou à potência que é hoje. Atualmente, o Hospital Sant Joan de Déu é uma das principais referências para a Catalúnia e o resto da Espanha em pediatria, obstetrícia, ginecologia, e áreas de alta especialização em neurociência, neonatologia, oncologia pediátrica e cirurgias cardíacas. Tem uma assistência especializada, personalizada, baseado em seus valores de hospital solidário. Um hospital pensado em todos seus aspectos para tornar a experiencia do pequeno paciente perfeita, desde sua área externa até os detalhes da decoração. Barcelona é conhecida pelos seus artistas como Gaudi, por exemplo, e este hospital é uma obra de arte moderna. Mas o recheio na parte assistencial é o seu principal destaque, e o que levou o Grupo da Missão Experiência a visitá-lo? O que fazem diferente? Tudo! Começando com a premissa que a criança não é um adulto pequeno e tem suas necessidades. A empatia de toda equipe é fantástica, tornando a jornada do paciente pensada em todos os aspectos. A família tem uma atenção especial, desde a decisão diagnóstica como a educação para lidar com seu filho doente. Evoluirão da visita do cachorrinho para torná-lo parte do tratamento, tendo uma equipe própria de “peros” para participar das mais variadas atividades no tratamento das crianças. Além disso, equipes de músicos e palhaços dividem as atenções dos pacientes com seus médicos, enfermeiras e estudantes. A inovação está presente em todos os espaços. Uma UCI (UTI) aberta sem restrição para a circulação das famílias. Na recepção principal, obras de artes iterativas tentam explicar, de uma forma lúdica, o funcionamento do corpo humano. A melhora contínua é norma. “A experiência do paciente é cobrir as necessidades, e das famílias não só em termos racionais, mas também nos emocionais”. “Dar voz, dar serviço e dar conhecimentos aos pacientes”. “A experiência do paciente corresponde a como se sente a criança e sua família e as interações em todos aspectos da sua jornada”. Com essa visita e o workshop que se sucedeu, mostrou-nos o quanto temos que avançar em coisas tão óbvias na jornada de nossos pacientes.
Esse tomógrafo, na foto, diminuiu em 80% a necessidade de sedação para exames em crianças.

Dicionário Médico
Empatia: Envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas. A regulação das emoções lida com o grau das respostas empáticas. A empatia parte da perspectiva referencial que é pessoal a ela, ciente das próprias limitações em acurácia, sem confundir a si com o outro. Em outras palavras, seria o exercício afetivo e cognitivo de buscar interagir percebendo a situação sendo vivida por outra pessoa, além da própria situação. Observação: Para mim, uma das principais características esperadas no profissional da saúde. Fica a dica.

Datas comemorativas da saúde
• 10-10, Dia Mundial da Saúde Mental
• 11-10, Dia do Deficiente Físico e Dia Nacional da
Prevenção da Obesidade
• 12 a 18-10 - Semana Nacional de Prevenção da
Violência na Primeira Infância


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.