Santa Catarina sedia curso nacional sobre violência contra a mulher

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é palco da 27ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o evento reúne 40 integrantes das Forças de Segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica e Guarda Municipal de Florianópolis. O objetivo é capacitar os participantes para atuar no enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher.

Integração entre forças de segurança é destaque no evento

Na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, a Academia da Polícia Civil (Acadepol) foi o cenário para a abertura do curso. O diretor da Acadepol, delegado André Bermudez, destacou a importância da integração entre as diferentes forças de segurança no estado.

Palestra aborda panorama da violência doméstica no Brasil

Após a abertura, a delegada Patrícia Zimmermann D´Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em Santa Catarina, deu início à palestra sobre o “Panorama Geral da Situação de Violência Doméstica e Familiar no Brasil”. A palestra foi ministrada pela professora Rosana Morgado Paiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trazendo dados importantes para os participantes.

Capacitação visa melhorar atendimento e combate à violência

A delegada Patrícia Zimmermann D´Ávila ressaltou a importância de discutir novas ideias e dificuldades enfrentadas no atendimento às mulheres vítimas de violência. Segundo a delegada, um dos grandes desafios é aumentar o número de denúncias, uma vez que apenas 15% das mulheres vítimas de feminicídio em Santa Catarina haviam registrado boletins de ocorrência contra seus agressores.