Santa Catarina alcançou o segundo melhor resultado da história em exportação de carne suína em outubro de 2024, com 68 mil toneladas enviadas e receita de US$ 169,4 milhões. O crescimento foi de 44,8% no volume e 61,5% na receita em relação a outubro de 2023, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Epagri/Cepa.
Resultados impulsionados por novos mercados
O aumento expressivo nas exportações foi impulsionado pelo crescimento nas vendas para mercados como as Filipinas e o Japão. As Filipinas registraram alta de 82,3% em volume e 78,5% em receita em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o Japão aumentou suas compras em 265,4% no volume e 295,2% em receita, refletindo uma forte demanda pela carne catarinense.
Importância do trabalho conjunto
O governador Jorginho Mello destacou o comprometimento da cadeia produtiva: “Esses números mostram o esforço do nosso produtor, as rigorosas ações de fiscalização e os incentivos estaduais. O resultado é a carne de Santa Catarina ganhando o mundo.”
Valdir Colatto, secretário de Agricultura e Pecuária, também ressaltou que 55% das exportações nacionais de carne suína saíram de Santa Catarina. “Esse sucesso reflete o compromisso com a sanidade e qualidade dos nossos plantéis”, afirmou.
Expectativas e números acumulados
De janeiro a outubro de 2024, o estado exportou 595,3 mil toneladas de carne suína, um crescimento de 10,5% em volume e 6,3% em receita, totalizando US$ 1,39 bilhão. Alexandre Giehl, analista da Epagri/Cepa, enfatizou que as projeções indicam continuidade na alta de exportações devido à boa reputação do estado no mercado global.