Santa Catarina tem previsão de neve entre a noite de sábado (24) e a madrugada de domingo (25). O fenômeno será causado por uma massa de ar frio de origem polar que chegará ao estado no fim de semana, provocando uma queda acentuada nas temperaturas, combinada com alta umidade do ar. A informação é da Epagri/Ciram, que também alerta para a possibilidade de geada no amanhecer.
Regiões da Serra Catarinense são as mais afetadas pelo frio intenso
A chance de neve é maior nas regiões da Serra Catarinense, incluindo cidades como Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, que são conhecidas por registrarem temperaturas negativas e já tiveram episódios de neve neste mês. O fenômeno, no entanto, deve ser breve e de baixa intensidade, como foi registrado recentemente em São Joaquim.
Diferenças entre precipitações invernais: neve, chuva congelada e geada
A combinação de frio extremo e alta umidade pode causar diferentes tipos de precipitações invernais em locais elevados de Santa Catarina. Entenda as diferenças entre neve, chuva congelada e geada:
- Neve: Flocos de gelo que chegam ao solo sem derreter.
- Chuva congelada: Neve que derrete e recongela antes de atingir o solo.
- Chuva congelante: Neve que derrete e recongela ao tocar uma superfície.
- Geada: Congelamento do orvalho sobre superfícies devido ao frio intenso.
Queda acentuada nas temperaturas e recomendações da Defesa Civil
Após uma semana de temperaturas elevadas, Santa Catarina registrará uma queda significativa nas temperaturas a partir de sexta-feira (23), especialmente na metade sul do estado, onde os termômetros não devem passar dos 15°C. Na Grande Florianópolis e no norte do estado, a queda será mais sentida entre sexta à noite e sábado pela manhã.
A Defesa Civil faz as seguintes recomendações:
- Redobre a atenção com pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.
- Use roupas quentes e mantenha-se hidratado.
- Evite locais aglomerados para reduzir o risco de doenças respiratórias.
- Mantenha a higiene das mãos para evitar a propagação de vírus.