Santa Catarina, estado com a maior taxa de alfabetização do Brasil (97,3%, segundo o Censo 2022), deu início neste ano à implantação do método alemão IntraAct como projeto-piloto em escolas públicas. A proposta é potencializar a alfabetização de crianças já no 1º ano do ensino fundamental. O projeto está sendo aplicado em duas escolas por coordenadoria regional (são 36 no total), além do Instituto Estadual. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação, que aposta na novidade para melhorar ainda mais os indicadores educacionais.
Método IntraAct promete alfabetizar em até quatro meses
Criado na Alemanha, o método IntraAct tem mostrado resultados expressivos ao alfabetizar crianças em cerca de quatro meses. A técnica também é eficaz para alunos com dislexia, autismo e TDAH. A abordagem é baseada na Neurociência Cognitiva e busca facilitar o processo de ensino-aprendizagem de forma clara, objetiva e interativa.
Entre os destaques do método estão:
Rapidez no processo de alfabetização (em média, quatro meses);
Aplicação eficaz com alunos com dificuldades de aprendizagem;
Estrutura pedagógica composta por livros para alunos e professores.
Professores e gestores recebem formação contínua
Para garantir o sucesso da implementação, desde o início do ano letivo os professores e gestores das escolas participantes estão passando por formações específicas. A ideia é oferecer suporte técnico e prático, permitindo que cada educador utilize o IntraAct de forma adequada à realidade de sua turma.
A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, reforça:
“O melhor método de alfabetização é aquele em que a criança aprende. Estamos ampliando as metodologias para nossos professores usarem de acordo com cada realidade.”
SC quer manter liderança e ampliar alfabetização
O objetivo da Secretaria da Educação é manter Santa Catarina na liderança nacional da alfabetização e ampliar o número de crianças alfabetizadas com qualidade. O projeto-piloto vai fornecer os dados necessários para avaliar a efetividade do IntraAct e, se for bem-sucedido, pode ser ampliado para toda a rede estadual.