Início Geral Sala do Empreendedor de Imbituba formaliza 33 novos Microempreendedores Individuais em cinco...

Sala do Empreendedor de Imbituba formaliza 33 novos Microempreendedores Individuais em cinco meses

Em apenas cinco meses de funcionamento, a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Imbituba, que é vinculada ao Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico (Sedutur), já realizou 274 atendimentos à população. E, o que mais chama a atenção, é o número de novos Microempreendedores Individuais inscritos. Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, já são 33 novos MEIs criados na Capital Nacional da Baleia Franca.

O ramo alimentício foi o que mais registrou inscritos (7), seguido por transportes (3), bares (2) e comunicação (2). Dos novos Microempreendedores Individuais, sete são mulheres e 12 são homens. Entre 2019 e 2020, também foram realizadas três oficinas participativas (administração de pequeno negócio, controle de fluxo e caixa e como agir de maneira empreendedora), e cinco consultorias individuais (planejamento, finanças e marketing). Ao todo, 59 pessoas receberam as capacitações.

“Objetivo da Sala do Empreendedor é impulsionar o desenvolvimento dos empreendedores individuais e incentivar a formalização deles. Além disso, a nossa equipe presta consultoria aos novos empreendedores, através de treinamento especializado”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Carina Genovez Ferreira.

Andrei Coelho é carpinteiro e, quando soube da possibilidade de se tornar um Microempreendedor Individual, decidiu procurar logo o atendimento da Sala do Empreendedor. “Como eu trabalho como carpinteiro, às vezes, eu corro risco de acidente. Por isso, a formalização da MEI me deixa mais seguro em caso de um afastamento por motivo de saúde”, disse o novo Microempreendedor Individual.

A esposa de Andrei, Sheila Borges, é confeiteira e, incentivada pelo marido, também aderiu à formalização. Segundo ela, hoje, está bem mais fácil se tornar um Microempreendedor Individual em Imbituba. “Antes, não tinha tanta informação. Mas, agora, a gente consegue regularizar o trabalho sem qualquer burocracia”, reiterou a confeiteira.

Para o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, a sala do empreendedor contribui para a desburocratização do trabalho e ajuda na agilidade do atendimento à população.

Sair da versão mobile