Início Política Rosenvaldo e Zaga prometem governo participativo, eficiente e transparente

Rosenvaldo e Zaga prometem governo participativo, eficiente e transparente

Após a posse, Renato Ladiada é eleito presidente da Câmara

img_6321
Escolhidos pela primeira vez para exercerem cargos públicos, Rosenvaldo Junior (PT) e o vice Luiz Gonzaga Carvalho (PMDB) alcançaram 62,24% dos votos válidos – Crédito: Cláudio Lima

 

Imbituba

 

Em uma solenidade marcada por muita emoção, o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior (PT), o vice Luiz Gonzaga Carvalho (PMDB), o Zaga da Inkor, e os 13 vereadores eleitos tomaram posse ontem à noite na cerimônia no Imbituba Atlético Clube, onde Renato Ladiada (PSD) foi eleito presidente da Câmara. A entrega das chaves da prefeitura aos novos gestores está marcada para hoje às 10 horas, na sede do poder executivo.

Escolhidos pela primeira vez para exercerem cargos públicos, o médico cardiologista e o empresário alcançaram 62,24% dos votos válidos. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rosenvaldo tem 42 anos e é filiado desde 2003 no Partido dos Trabalhadores (PT). Com uma forte atuação nos movimentos sociais da cidade, foi candidato a prefeito em duas oportunidades e a vice uma vez, e, antes de eleger-se ano passado com 16.336 votos, candidatou-se a deputado estadual em 2014, obtendo expressivos 9.438 votos.

Luiz Gonzaga de Carvalho iniciou sua vida política há dois anos e destacou-se no cenário estadual por sua forte atuação na área empresarial. Filiado ao PMDB, Zaga da Inkor é hoje uma das novas lideranças do partido no sul do estado. Ele acredita que a geração de empregos e renda é fundamental para que o cidadão adquira sua autonomia e possa escolher seus próprios caminhos.

Em seu primeiro discurso como prefeito, antes de agradecer aos 16.336 munícipes pelos votos de confiança à chapa Júnior e Zaga, à sua família, partidos e lideranças de sua coligação, correligionários, adversários “pela grandeza no embate de ideias”, ao antecessor Jaison Cardoso, “pela cordialidade na transição” e especialmente a Deus, Rosenvaldo prometeu ser incansável na busca do bem comum, ser ético, responsável e intolerante com o mau uso dos recursos públicos.

“Muitos me perguntam se estou realizando um sonho. Minha resposta é que hoje estou dando mais um passo, mas que ele só estará verdadeiramente realizado, após quatro anos, quando tiver atendido as expectativas de todos, com uma grande administração, marcada pela eficiência e pela justiça. Sei, que este passo de hoje, só foi possível pela fé, pela confiança e pelo trabalho de muitos e, portanto agradeço a todos”, disse.

 

Preparado para o primeiro desafio

O prefeito ainda falou sobre a responsabilidade e o desafio de administrar o município.  “Sinto-me preparado a enfrentá-lo. Estou acostumado com grandes responsabilidades. Ao escolher ser médico cardiologista, nos últimos 20 anos, por muitas vezes estive em situações de decidir que ação tomar, tendo como consequência a vida ou morte de alguém. Hoje, minhas ações não estarão diretamente ligadas a vida ou morte, mas sim, com o futuro dos munícipes e de nossa cidade. Com certeza não é um desafio menor”, afirmou.

Participação popular, justiça social e planejamento para 20 anos

O gestor garante que seu mandato será participativo e não só pensado para o presente, mas planejando e preparando Imbituba para os próximos 20 anos de forma responsável e justa. “Quero governar com a ajuda de todos, sempre disposto a ouvir, a discutir, a ponderar, antes de tomar qualquer decisão. Cada imbitubense pode nos ajudar a encontrar os caminhos para que a cidade cresça, continue bela e respeite o seu cidadão. Minha grande missão, o legado que quero deixar, é planejar, preparar Imbituba para o grande futuro que teremos. Vamos crescer, é inevitável, mas com responsabilidade, com sustentabilidade, com justiça social”, destacou.

“Por isso, conclamo a todos, a nos ajudarem a pensar na Imbituba que queremos para 2036 e como devemos trabalhar não apenas nos próximos quatro anos, mas sim nos próximos 20, para que os que me sucedam tenham um caminho a trilhar por um objetivo comum”, completou.

Eficiência e Transparência

Rosenvaldo ainda pediu para que a população seja seus “olhos e ouvidos”, por eficiência e boa gestão pública. “Cada um pode e deve ser um fiscal, na busca por redução de custos, arrecadação eficiente e equilíbrio financeiro. Isto nos possibilitará mais investimentos, em tantas obras e melhorias que a cidade precisa. Queremos uma administração marcada pela transparência e pela participação e todas as nossas ações vão caminhar neste sentido, desde o primeiro dia. Sabemos das necessidades de todos, sabemos que precisamos de mais emprego e renda, sabemos que precisamos de saúde e educação de qualidade, de infraestrutura urbana, de saneamento básico. Só com muita eficiência conseguiremos tirar do papel tantos projetos necessários”.

Renato Ladiada é eleito presidente da Câmara

Após a posse, houve a primeira sessão de 2017 da Câmara de Vereadores, que elegeu o vereador Renato Ladiada (PSD) como presidente da casa para este ano. O parlamentar, que inicia sua segunda legislatura, agradeceu ao PMDB, PR, PT e a um único colega de partido que, junto ao seu, depositaram seis votos que o conduziram a presidência do Legislativo.

“Primeiro quero agradecer a Deus por realizar esse sonho, uma meta e também à minha família e amigos. Obrigado ao PMDB, nas pessoas do Cláudio do Raio X, Humberto dos Santos e Thiago Machado, ao PT, representado pelo colega Eduardo Faustina (PT), ao PR do Beto do Zé Neide, e ao meu partido no apoio irrestrito do vereador Robertinho Rodrigues”, lembra Ladiada.

Em seu discurso, Renato Ladiada enfatizou que seu mandato será pautado pela transparência, participação popular, na eficiência e responsabilidade. O vereador sinalizou que durante apreciações de projetos abrirá mais os microfones das sessões para representantes de comunidades e não aceitará projetos de lei enviados pelo executivo “em cima da hora”, como, segundo ele, acontecia com frequência nos últimos anos.

“As urnas mostraram que a população espera mais da gente. A ideia não é impor nada, mas, ouvindo os colegas, mudar e melhorar. Quero também dar oportunidade e tratamento iguais a todos os vereadores, sem distinção de oposição e situação. Também já conversei com o novo prefeito para que projetos não sejam encaminhados em cima da hora, sem tempo hábil para a devida análise que faz com que aprovemos apenas o que é de interesse do município”, afirmou.

Presidente vai cobrar reuniões das comissões e chamar população

O novo Presidente da Câmara afirmou também que passará a convocar e cobrar reuniões das comissões de Legislação, Constituição, Justiça e Redação Final; Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Transportes, Obras, Urbanismo, Agricultura, Pesca e Fiscalização; e de Educação, Tecnologia, Informática, Comunicação, Turismo, Cultura, Desportos, Meio Ambiente, Saúde e Assistência Social.

Os encontros são exigidos por Lei, mas não acontecem há pelo menos oito anos. Segundo Ladiada, as reuniões  deverão ser inclusive transmitidos ao vivo pelo site da Câmara e as sessões terão maior participação popular.

“As comissões principais agora irão se reunir e com transmissão ao vivo pela internet. Vamos estudar também, com todos os vereadores, para realizar uma mudança no regimento interno no intuito de que seja dada maior voz à população nas votações de interesse das comunidades. Por exemplo, quando for matéria sobre a Guaiúba, que quatro moradores possam se inscrever e utilizar a tribuna por dois ou três minutos”, explicou.

Sair da versão mobile