Rio de Janeiro sedia Cúpula do G20 com foco em desigualdade e clima

Foto: Agência Brasil - Divulgação: Notisul Digital
A partir desta segunda-feira (18), o Rio de Janeiro será o centro das atenções globais com a Cúpula de Líderes do G20. Com a presença de 19 chefes de Estado e de Governo, o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul. Os debates serão pautados por três eixos: combate à fome e desigualdade, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. A proposta de taxação global dos super-ricos, defendida pelo Brasil, divide opiniões e será um dos destaques do evento.

Combate à desigualdade como prioridade

O Brasil busca consenso para medidas globais de enfrentamento à fome, pobreza e desigualdade. A proposta de um imposto mínimo de 2% sobre a renda de bilionários, apoiada por países como França e África do Sul, visa arrecadar até US$ 250 bilhões para financiar ações de combate à desigualdade e mudanças climáticas.

Reforma da governança global

Outro ponto central será a reforma das instituições de governança global, buscando soluções mais eficazes para conflitos e alinhamentos entre os países. A sessão sobre o tema acontecerá ainda no primeiro dia de debates.

Segurança reforçada no Rio de Janeiro

Com a Cúpula acontecendo no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, um forte esquema de segurança foi montado. Partes da cidade estão interditadas para garantir a segurança dos líderes presentes, destacando a magnitude do evento.

Fonte: Agência Brasil