Em Azambuja, a 9 km de Pedras Grandes (SC), Isaltino Masiero, agricultor e empresário, transformou uma propriedade histórica em um centro turístico com restaurante, pousada e loja de produtos artesanais, além de manter a produção com criação de animais e cultivo de várias culturas. Investindo na preservação da arquitetura e na gastronomia local, ele impulsiona o turismo rural, valorizando as raízes italianas da região. A iniciativa busca atrair visitantes e valorizar o patrimônio histórico e natural do município.
Expansão do turismo rural em Azambuja
Masiero, que ocupou três mandatos de vereador na Câmara da Cidade, é o pioneiro na defesa do turismo em Azambuja, e aposta no desenvolvimento da região através do turismo rural, destacando:
- A construção de um restaurante preservando características da arquitetura dos imigrantes italianos.
- A criação de uma pousada com doze suítes para acomodar visitantes, oferecendo a experiência autêntica de hospedagem rural, além das quatro acomodações já em funcionamento.
- Valorização de produtos locais, como o uso de pedras e materiais nativos.
Preservação do patrimônio histórico
A propriedade conta com uma casa histórica, construída pela Família de João Marcon, em 1897, que foi restaurada, com o cuidado de manter as telhas originais, madeiras do assoalho e pedras e tijolos das paredes. Masiero resgatou e restaurou o local, mantendo as características originais, o que atrai visitantes interessados na cultura e na história dos imigrantes italianos na região.
Com formação escolar interrompida na 4a série do ensino primário (hoje fundamental I) Isaltino é bisneto de imigrante italiano. O pai, manteve o árduo trabalho na terra e constituiu uma família com 10 filhos. Outros pontos que podem ser preservados e merecem a atenção do governo do município em Azambuja, a primeira Colônia de imigrantes no Sul do Estado, são:
- Tijolos feitos à mão da época dos imigrantes.
- Detalhes arquitetônicos como janelas e pilares que remetem às construções originais.
- Um cemitério de imigrantes, que, apesar das dificuldades de acesso, ainda é um ponto de interesse histórico.
Investimento local e expansão
Além das implantação do restaurante e da pousada, Masiero investe constantemente na propriedade, mantendo as características históricas e explorando novas oportunidades para atrair turistas. Recentemente, ele iniciou a terraplanagem para a construção de mais doze quartos para expandir a capacidade de hospedagem, mostrando que o turismo rural é uma aposta sólida para o crescimento local.
A propriedade Restaurante e Pousada da Imigração é mantida pela família Masiero. Seu Isaltino recebe os turistas e visitantes com alegria e boa conversa. A esposa dele, cuida da cozinha com duas funcionárias. A filha, formada em Turismo, é a gestora do empreendimento. Também trabalham no local três garçons. Outra filha, formada em Farmácia, é responsável pela loja “Porão do Bepe”, lugar que homenageia o pai do empresário, e onde são comercializados licores, salames, queijos, ovos, mel, vinhos, pães e dezenas de produtos coloniais.
A obra da réplica da Torre de Pizza, que deve ser concluída em março de 2025, pode ser vista das janelas do Restaurante e da Pousada da Imigração. Seu Isaltino Masiero acredita que o novo memorial vai atrair muitos visitantes e que é preciso investimentos ainda mais expressivos das famílias, do município e do Estado, para qualificar cada vez mais a região.