Receita Federal libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2023

Foto: Agência Brasil - Divulgação: Notisul Digital
A Receita Federal disponibilizou, a partir das 10h desta segunda-feira (23), a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda 2023. Cerca de 511 mil contribuintes poderão verificar se estão entre os que receberão a restituição, incluindo 86 mil moradores do Rio Grande do Sul, que foram priorizados devido às enchentes no estado.

Contribuintes gaúchos são prioridade na restituição

O lote inclui cerca de 511.025 contribuintes, totalizando R$ 1,03 bilhão em restituições. Desse valor, 40% será destinado a contribuintes prioritários. Os moradores do Rio Grande do Sul que regularizaram suas declarações em julho foram incluídos como prioritários, com 86.570 gaúchos recebendo suas restituições neste lote.

  • 86.570 contribuintes do RS receberão restituição
  • Restituições priorizadas devido às enchentes no estado
  • Cerca de R$ 1,03 bilhão será distribuído no lote final de 2023

Chave Pix do CPF dá prioridade no pagamento

Entre os contribuintes prioritários, 201.381 informaram a chave Pix do tipo CPF, o que garantiu mais rapidez na restituição. Além disso, este lote contempla 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não possuem prioridade legal, além de outros grupos prioritários, como idosos e professores.

Consulta e pagamento da restituição

Os contribuintes podem verificar se estão no lote acessando o site da Receita Federal ou o aplicativo oficial. O pagamento será realizado no dia 30 de setembro, diretamente na conta ou na chave Pix informada na declaração. Quem não estiver na lista poderá consultar possíveis pendências e corrigir sua situação no e-CAC.

Fonte: Agência Brasil