A Área Azul em alerta vermelho!

O sistema da Área Azul, estacionamento rotativo no perímetro urbano de Tubarão, reativado há poucos dias, traz uma série de falhas e um turbilhão re reclamações, principalmente as expostas via redes sociais, e todas que vi, até agora, foram bem fundamentadas e notei razão.

Lógico que estamos no começo de um projeto, que na verdade nunca funcionou direito por aqui, mas é preciso consenso e estar dentro das leis.  A lógica prima do rotativo é criar circulação de vagas para que clientes parem o seu veículo na frente ou muito próximo de um estabelecimento comercial. Há um grande entrave em alguns pontos da Área Azul. Algumas ruas, principalmente no bairro Oficinas, o mais populoso de Tubarão (Centro não é bairro, mas é a região que mais tem habitante na cidade). O cúmulo do sistema foi instalar a sinalização, que por sinal é muito malfeita – e ainda falarei sobre isso em alguns parágrafos -, em ruas integralmente residenciais. Ou seja, o foco aí é o lucro, ponto. Não me venham contrariar, que é necessário expandir o sistema porque há comércio próximo dali, e tal. Não há cabimento um morador da rua dos Comerciários, que por ironia do destino não há nenhum comércio, ter que pagar para deixar o seu carro na frente da sua própria casa. E como ainda vivemos um paradigma de município do interior, aonde a maioria dos cidadãos volta para o seu lar no horário do almoço, agora tem que pagar para comer, e foco seria economizar, pois um prato descente em algum restaurante próximo do trabalho não baixa de R$ 18, R$ 20, fora o suquinho, por isso fugimos para a casa para ‘boiar’ um arroz com feijão e bife acebolado. 

Esta postagem a seguir (com a foto abaixo) me chamou muito a atenção, por isso minhas colocações: “Esta é a rua dos comerciários. Só que aqui é só residência, mas colocaram a Área Azul. Será que pensaram que tem comércio ali? A Área Azul não é para dar rotatividade nas ruas e avenidas que tem comércios? Ou é para engordar bolsos de alguém? Quem? Queremos transparência”.

O assunto é tão amplo e gera tantas outras colunas, que com certeza o trarei em veiculações futuras.

Não poderia deixar de criticar e sinalização pobre colocada a ‘Deus dará’ em algumas ruas, como na Coronel Cabral (dos Correios), que além de risquinhos quase invisíveis pintados no meio-fio torto e calçadas encavaladas, o lixo e o mato deixam uma sensação de que por ali o monitor definitivamente nunca estará, pois dá até arrepios deixar um carro neste ponto. Estou falando especificamente do trecho lateral à antiga loja Caça e Pesca. 

Enfim, sem mencionar com mais afinco a destreza com os comerciantes da margem esquerda, que continuam praticamente sem o sistema, além dos monitores, que parecem fantasmas – nunca se acha quando precisa.

Com certeza esta Área Azul já está vermelha, pelo menos aos olhos da população. E estou aqui hoje sendo um mediador dos olhos do povo, só isso. Não sou eu quem tem que ser cobrado por cobrar, mas sim os gestores deste sistema, que todos sabem quem são.
Até a próxima coluna.