Carnaval de milhões

Muita gente reclama do Carnaval, dizendo que não gosta, é muita bagunça, tem muita droga e sexo envolvidos, além de ser uma bagunça generalizada e que só serve para atrasar o Brasil. Concordo minimamente com essas colocações que ouvi nos últimos dias.

Não é bem assim! O Carnaval, primeiro é universal, tem aqui, tem no EUA, na Itália, enfim, várias partes do mundo. Cada cidade e região aproveita do seu jeito a festa, considerada cultural.

Na Amurel, por exemplo, o evento de cinco dias e cinco noites de muita folia e brincadeira, ocorre com mais entusiasmo em quatro cidades: Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Braço do Norte. Em Tubarão, há muitos anos a Festa de Momo já não embala mais foliões na avenida, como ocorreria nos áureos tempos da Escola de Samba Unidos Dakota, por onde já passei e toquei, por quatro anos seguidos, três tipos de instrumentos, e desfilava aos berros o enredo fervoroso e dançante.

Enfim, voltando à questão dos que amam e os que odeiam o Carnaval, porque acho que não tem meio termo nesta pauta, é bom frisar que é um evento que atrai milhares de visitantes à região, que deixam milhões de reais por aqui, movimentando a economia de dezenas de setores, como o hoteleiro, gastronômico, comércio, prestação de serviços, entretenimento, confecção, entre diversos outros. Somente em Laguna, são esperados cerca de 500 mil foliões no período, talvez possa até passar desta perspectiva, e acredito que sim, já que a cidade pulsa um bom batuque de bumbo nesta época do ano. 

Então, dito tudo isso, quero desejar boas festas aos que curtem o agito, e bom descanso aos que preferem a ala zen, como a calmaria de um sítio em exclusivas e ótimas companhias.
Ah, o ano começa de verdade só no dia 11, semana seguinte da maior festa do país.

Falta respeito na grande rede
Nesta sexta-feira, houve muita discussão, desnecessária, sobre a morte de Arthur Lula da Silva, de 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vítima de meningite meningocócica, em São Paulo. Muita gente opinou, sem fundamento algum, sobre a perda do menino e como ficaria a família. O fato já é negativo, e teve gente escrevendo, audaciosamente, que seria “menos um da família de ladrões”. Este tipo de colocação, como outras correlacionando a criança e o ex-presidente, foi a gota d’água desta tal de internet. Arthur morreu de às 12h11 desta sexta devido ao agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica.

SOBE
Bike ecológica

O trabalho exemplar do ciclista Fabrício Nunes de Souza, de Tubarão, que realiza entregas na cidade e região com a sua bicicleta, pauta de matéria no Notisul, é realmente louvável e de uma grandeza ambiental que merece nosso reconhecimento.

DESCE
Perigo de moto

Os rachas de motociclistas, na BR-101, em uma reta entre Capivari de Baixo e Tubarão, ainda são frequentes no fim de semana, como pude flagrar. Esses ‘loucos’ colocam a vida deles e de vários inocentes em risco. Fica o alerta!

De quem é a opinião
“Dentro de 90 dias, todos os laudos devem estar prontos”

As vistorias vão apontar a necessidade de extintores, hidrantes, iluminação de emergência, para-raios, dentre outras providências. Conforme o gestor-coordenador de Proteção e Defesa Civil, Djalma Alves, dentro de 90 dias todos os laudos devem estar prontos. “Após os levantamentos, nossa recomendação é iniciar os processos licitatórios”.