Um ano de mais paz na Internet, por favor

De quem é a opinião
De quem é a opinião

Você que está lendo este breve texto na abertura desta coluna, a primeira de 2019, pare um pouco e reflita… Sim, és um vencedor, conseguisse concluir mais uma etapa e chegou até aqui inteiro. Não todos, mas a maioria de nós foi bombardeada por centenas de mensagens políticas em 2018. Muito pela eleição de outubro, em dois turnos. O que cansa. [não sou muito fã de ir até uma escola em um domingo – no caso foram dois – para votar, mas sempre vou, até porque geralmente estou cobrindo o pleito e dou uma corrida na Seção 215 da Zona 33 (Gallotti)].

Como vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e isto é bom no quesito desenvolvimento social, a relação entre internautas nas mídias sociais foi de um amor e ódio assustador. Na verdade, muito mais troca de agulhadas que entrega de flores.

Fica difícil nos expressarmos no Brasil desta maneira, ainda mais que a forma de emitir a opinião também mudou. Pouco se vê uma interessante roda de amigos ou colegas, sei lá, vamos pensar em cinco ou seis pessoas, todos conversando de maneira mais descontraída, no entanto com seriedade, por uma hora ou mais, porém sem tocar no celular. Expor nosso viés ao vivo está cada vez mais complexo. Parecia, até cinco, dez anos atrás, ser algo tão comum e, ao mesmo tempo, prazeroso. Basta olhar ao seu redor, em casa, no trabalho, na escola, faculdade, na balada. É um olho no fato ao redor e dois vidrados no inseparável Smartphone. Tenho saudades de discutir história, cultura e progressões econômicas com alguns amigos. Ouvir pessoas inteligentes por alguns minutos, volto a citar: a vivo, faz-nos crescer de forma mais acelerada, muito mais que uma semana de acessos alheios pela grande rede.

Bolsonaro, Lula, cabo Daciolo, Amoêdo… Recebi tantas histórias nas eleições passada, li uma infinidade de comentários esdrúxulos, todos eram os donos da razão…

Por isso noto tal complexidade nas exposições de pensamentos via redes sociais. Política, futebol, religião, Carnaval… Todos vão inclinar pelo seu candidato – político -, time, crença, escola de samba, e vão fundamentar – muitas vezes sem nexo – o motivo que os levam a seguir tais caminhos. Até aí é aceitável, mas quando alguém se manifesta contrário, vamos somente aceitar, agradecer pela participação e desejar um bom ano, por favor. Respeito e ponto, simples assim.

Vistoria nas creches-polos
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, professor Maurício da Silva, que no meu ver deveria estar nesta função de maneira ininterrupta, independente de qual governo esteja administrando o município, e a gerente administrativa, Adriana Mariano Rosa, visitaram, nos últimos dias, os polos onde funcionam as colônias de férias mantidas pela prefeitura. Verificaram os ambientes, conferiram lista de presença e ouviram os coordenadores, professores e funcionários sobre as formas de melhorar os atendimentos. É muito bom os pais poderem contar com esses locais em época de férias escolares.

SOBE
Visibilidade

O trabalho exemplar feito por profissionais que atuam no Atlético Tubarão, clube de futebol profissional em SC, tem chamado a atenção no país. Neste momento, disputam a sua segunda Copa SP de Juniores. Boa sorte ao elenco!

DESCE
Como consertar?

O esgoto que corre a céu aberto em Laguna é um dos fatos mais lamentáveis deste verão. Um ‘mar’ de porcarias vai direto para a Praia do Mar Grosso e Lagoa Antônio dos Anjos, onde milhares de pessoas banham-se diariamente.

De quem é a opinião

“Vamos ajudar mais 4 entidades. Agradeço o público pela arrecadação”
A arrecadação foi superior ao necessário para a compra do medicamento e, diante disso, o pai de Lívia, Leomir Locks, o Alemão, repassou para quatro entidades parte do dinheiro. Ele apresentou mais uma prestação de contas à comunidade e também mostrou seriedade longe de qualquer questionamento.