Início Opinião Quer transformar sua empresa em uma franquia? preste atenção nestas dicas!

Quer transformar sua empresa em uma franquia? preste atenção nestas dicas!

Washington Baricalla de Oliveira
Sócio da Kern & Oliveira Advogados Associados 
OAB/SC 31.493 (washington@ko.adv.br)

A expansão de empresas por meio de franquias em vez de filiais está crescente entre os empresários no Brasil, tendo em vista que franqueador diminui seus riscos, suas responsabilidades e seus investimentos.

O procedimento de formatação de uma franquia não é tarefa fácil, por isso o empresário deve tomar alguns cuidados para que esse novo desafio se concretize com sucesso. Seguem alguns passos que devem ser observados:

1) Registro da Marca:
Para ser um franqueador é imprescindível que o empresário detenha a propriedade da marca que será explorada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

2) Plano de expansão:
Será necessário a confecção de um plano de negócio detalhado no qual constará principalmente como decorreu o processo de tr ansformação, como será o plano de expansão da franquia, quais cidades ou regiões serão instaladas as primeiras franquias.

O plano deverá conter as taxas que serão praticadas, como a taxa de franquia, royalties e outras, para que seja possível realizar um planejamento financeiro, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado.

3) Definir se será criado Franquia ou Microfranquia:
A principal distinção está no investimento inicial, uma vez que a Microfranquia exige um investimento inicial inferior ao das Franquias, cujo valor máximo de investimento gira em torno de R$ 90.000,00.

4) Padronização do negócio:
Normalmente o franqueado opta em adquirir uma franquia para investir seu capital em algo que já tenha aceitação no mercado, por essa razão, o franqueador deve criar manuais de operação da franquia, com detalhamento de todos os processos, desde a instalação até o funcionamento no dia a dia, a fim de padronizar seu negócio. É primordial que conste no manual qual o papel do franqueador e o papel do franqueado.

5) Contratos essenciais de uma franquia:
Nesse ponto é indispensável a contratação de advogado para elaboração dos contratos necessários, conforme dispõe a Lei n. 8.955/94, sendo eles: Circular de Oferta de Franquia – COF; Pré-contrato; e Contrato.

6) Comercialização da Franquia:
Sugiro que o franqueador participe de feiras de negócios exclusivos para franquias, assim estará divulgando sua franquia para diversos empreendedores. Contudo, não basta encontrar um empreendedor com o dinheiro para investir, é necessário que o franqueado seja mais do que um mero investidor, ele precisa ser um parceiro da franquia, alguém que esteja disposto a vestir a camisa da marca e crescer junto com ela.

Portanto, é fundamental que o Franqueador tenha uma assessoria jurídica completa, a fim de atuar em todas as etapas do negócio, desde o desenvolvimento da ideia, passando pela estruturação e venda, até os investimentos, com o intuito de aumentar a segurança jurídica nas relações desse empreendimento, procure um advogado de sua confiança e tire suas dúvidas.

Sair da versão mobile