domingo, 16 de dezembro de 2018
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Quarta Crítica - Ismael Medeiros

O valor da amizade

Publicado em 04/10/2018 00h10

Caro leitor, existem pessoas que, mesmo não convivendo conosco diariamente, sabemos que nos momentos de maiores dificuldades não se furtarão em nos estender a mão. A estas pessoas chamamos de amigos. As amizades verdadeiras transcendem o tempo e as adversidades. Ao longo de nossas vidas, pessoas se aproximam e se afastam, em uma cadeia que se renova de tempos em tempos. São colegas de escola, trabalho, faculdade, etc., que ao término do círculo que compartilhavam seguem seus caminhos. No entanto, algumas destas amizades, sabe-se lá por qual motivo, razão ou circunstâncias, acabam, mesmo distantes geograficamente, mantendo-se fiéis. Certa vez ouvi de um colega que as amizades podem ser divididas em dois grupos: amizades verdadeiras e amizades sazonais. Confesso que na oportunidade, fiquei reticente, mas depois concordei com ele.   

As amizades sazonais são aquelas que possuem prazo de validade, ou seja, são um tipo de amizade que, apesar de muito intensas, somente existem por algum tipo de interesse mútuo. Normalmente fragmentam-se facilmente em momentos de adversidades e/ou de divergências de interesses.

Naturalmente, ao me referir em amizades sazonais, não estou afirmando que sejam falsas, muito pelo contrário, apenas não são longevas, não permanecem no decorrer do tempo, e sua existência está vinculada a algum agente externo de interesse mútuo. Isto fica fácil de perceber quando estamos por baixo, quando estamos passando por algum tipo de dificuldade, seja de ordem pessoal, profissional, etc. Neste momento, é muito comum que estes amigos sazonais se afastem.

É muito fácil termos amigos quando bancamos festas, viagens e entretenimentos de naturezas diversas, o difícil é saber com quem podemos contar em momentos que exigem maior atenção. Muitas vezes tudo o que precisamos é sentirmo-nos seguros. Obviamente, cada tipo de problema exige um tipo de resposta, mas existe algo que é comum em situações desta natureza: o restabelecimento da confiança em si mesmo. E é neste tópico que as amizades verdadeiras exercem papel fundamental, pois somente a verdadeira amizade consegue suprir esta necessidade. Os verdadeiros e leais amigos promovem maneiras e formas de restabelecer a autovalorização, o prestígio e confiança, imprescindíveis para saímos fortalecidos de períodos de crises.

Os amigos verdadeiros, os quais podemos tranquilamente chamar de irmãos fraternos, talvez não liguem todos os dias, não mandem 30 mensagens de bom dia no WhatsApp, não estejam em nossa casa todos os finais de semana, mas com certeza, estarão lá quando precisarmos de um ombro amigo, de uma fala verdadeira ou simplesmente de um bom ouvinte. Os amigos verdadeiros não são aqueles que só falam o que a gente quer ouvir, mas expressam aquilo que é preciso ser dito. Amigos sazonais temos em grande quantidade, mas os verdadeiros talvez consigamos contar nos dedos de uma das mãos. Reflitamos, e assim a vida segue...


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital