Início Colunistas Investimento - Sérgio Cachoeira Qual deve ser o dólar de curto/médio prazo?

Qual deve ser o dólar de curto/médio prazo?

Quando se olha para fora, a expectativa de que o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) esteja se aproximando do encerramento do ciclo de aumento das taxas de juros tem contribuído para a diminuição do valor do dólar ao redor do mundo.

No contexto brasileiro, a perspectiva de que o novo arcabouço fiscal possa resolver questões fiscais tem o potencial de provocar uma queda no valor do dólar. Essa nova âncora fiscal pode gerar um ambiente favorável para a moeda nacional, uma vez que parte da desvalorização da moeda brasileira ocorrida desde o ano passado foi ocasionada pela desidratação do teto de gastos.

No entanto, a queda nos juros aqui do Brasil em descompasso com a queda de juros nos EUA pode tornar o Brasil menos atrativo para investimentos, trazendo menos dólares, e consequentemente fazer subir a cotação do dólar aqui no Brasil.

A variação brusca de commodities agrícolas, além de minério de ferro e petróleo também são muito importantes na conta.

Previsões da cotação do dólar sempre foram sujeitas a imprecisões. No entanto, há alguns indícios de que o dólar de médio prazo, dado o atual cenário, deve estar em uma faixa de R$ 4,70 a R$ 5.

Para mais conteúdos como este, siga @multiplo.invest

Sair da versão mobile