Início Especial PSB entra com recurso

PSB entra com recurso

Jussalva promete estar na câmara de vereadores na próxima semana.
Jussalva promete estar na câmara de vereadores na próxima semana.

Karen Novochadlo
Laguna

Os advogados da vereadora Jussalva da Silva Mattos, a Nega (PSB), preparam um recurso para ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira.

Mas, nesta sexta-feira, os defensores do PSB já se adiantaram e entraram com um embargo Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é que partido também seja considerado réu no processo.

Com esta jogada, a vereadora continuará no cargo até que o recurso seja julgado. O que também não há prazo. Até hoje, Jussalva mantém-se como vereadora devido a uma liminar obtida na justiça, que havia sido derrubada este mês. A relatora do processo é a ministra Cármen Lúcia.

A perda do mandato é consequência de uma ação do Ministério Público Eleitoral em 2009. Jussalva foi processada por uma suposta compra de votos, na qual ela teria feito trocas por dinheiro, medicamentos e transporte.

Como Nega foi eleita pela coligação PSB-PT, na linha de sucessão, José Ramos (PT), o Zezo, seria o seu suplente. Mas ele ocupa a vaga na câmara da atual secretária de saúde da prefeitura, Tanara Cidade de Souza (PT). O próximo suplente é o secretário de obras da prefeitura, José Delfino (PT), seguido por Airton Bento Machado (PT).

Sair da versão mobile